Após o tornado que atingiu o município de Rio Bonito do Iguaçu no início do mês (7), moradores da região tiveram diversos danos físicos e materiais, além da perda de muitos de seus bens, inclusive documentos e arquivos. Pensando nisso, foi criado um espaço no centro da cidade, localizado na Rua 7 de Setembro, reunindo os órgãos que podem apoiar os moradores.
Estão instalados neste espaço e podem auxiliar a população órgãos como Detran-PR, Fomento Paraná, Polícia Civil, Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Copel, Poupatempo Paraná (que reúne diversos serviços), Secretaria do Desenvolvimento Social e Família, Defesa Civil, além da Defensoria Pública, Sebrae, entre outros. Nesse espaço, é possível providenciar documentação, buscar auxílio e outras informações relevantes.
Logo após a tragédia, a primeira ação de auxílio para a população foi montar esse “centro de serviços”, ou Centro Cívico, ao redor da Paróquia Santo Antônio de Pádua, através de tendas e veículos que mantinham estes mesmos serviços. Agora o espaço de atendimento da Rua 7 de Setembro reúne ainda mais serviços para a população de maneira mais coordenada e simples.
A supervisora de atendimento do Poupatempo provisório do município, Denise Antunes, destacou que aos poucos os moradores vão se informando sobre os atendimentos e vindo cada vez mais até a unidade para regularizar seus documentos. “Muitas pessoas vêm até nós para fazer a segunda via dos documentos que acabaram sendo perdidos, como o RG e a CNH”, afirma.
O agricultor aposentado e Presidente do Conselho Comunitário de Segurança do município, Leonel Schimitt, 67 anos, foi até o espaço para cadastrar documentos e buscar o auxílio de R$ 1 mil. “Foi uma destruição muito grande, perdemos muita coisa, o prejuízo está grande, molhou e arrancou bastante coisa”, ressalta. De acordo com a Secretaria do Desenvolvimento Social e Família, 3,7 mil pessoas já se cadastraram em busca do auxílio (823 pessoas já receberam).
O assistente administrativo da Fomento Paraná, Reginaldo de Freitas, ressalta a alta procura pelos auxílios por parte dos empreendedores. “Está tendo bastante procura, estamos oferecendo todo o suporte para os empreendedores poderem se reerguer e organizar novamente seus negócios através de toda ajuda possível. A Fomento Paraná está desde a semana passada atendendo a população que necessita, pois a necessidade é imensa nesse momento”, afirma.
Na Fomento Paraná, há linhas de até R$ 800 mil, com 12 meses de carência e até 72 meses para pagar; microcrédito de até R$ 20 mil para MEIs e microempresas; e renegociação facilitada para contratos ativos.
A dona de autoescola, Jane Maria Bavaresco, foi uma das empreendedoras que conseguiu empréstimo. “É muito significativo esse espaço, nós podemos ter ajuda, buscar informações e acima de tudo, ter um norte para seguir. É preciso ter paciência, todos foram pegos de surpresa e claro que não é uma situação agradável, mas acredito que aos poucos, tendo esse espaço, nós podemos ir nos organizando. Eu mesma já vim outras vezes aqui para ajudar conhecidos e resolver outras pendências para mim”, destaca.
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) também montou uma força-tarefa para a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) aos moradores do município. A ação utiliza a estrutura do ônibus da Delegacia Móvel de Atendimento a Futebol e Eventos (DEMAFE), que foi levado à cidade especialmente para este atendimento. Desde a semana passada, 139 documentos novos já foram emitidos.
SEDE DA PREFEITURA – A sede oficial da prefeitura, também localizada no Centro Cívico, está inativa desde o dia da tragédia, e desde então, as funções foram realocadas para um outro ponto provisório. Os serviços de limpeza, reparação elétrica e reposição do telhado iniciaram nesta segunda-feira (17), contando, inclusive, com os serviços de pessoas privadas de liberdade (PPLs). O município também irá implementar na rua 7 de Setembro um ponto de informação para os cidadãos poderem tirar suas dúvidas, saber quais serviços necessitam e descobrir onde ficam os órgãos que podem auxiliá-los.




















































