O município de Itambé, na região Norte do Estado, vai universalizar seu sistema de tratamento de esgoto, com cobertura de 92% do sistema, a partir da parceria assinada com a Sanepar, nesta segunda-feira (10).
Estão previstas 345 novas ligações, que irão beneficiar aproximadamente 1.100 moradores da área urbana de Itambé. Atualmente, o município tem 73% de cobertura pelo sistema de esgotamento sanitário e 100% de atendimento com água tratada.
Com investimentos de R$ 1,168 milhão, o município cumpre a meta estabelecida pelo diretor-presidente da Companhia, Wilson Bley, de atingir a universalização da água e esgoto nos municípios atendidos pela empresa.
“Vamos levar esse benefício para mais de 90% da população. A agilidade e presteza do prefeito de Itambé, fez com que chegássemos a esse resultado muito antes do prazo que determina a Lei prevista no Marco Legal do Saneamento”, avalia.
- Paraná anuncia isenção da tarifa de água para moradores de Rio Bonito do Iguaçu
- Sanepar Rural vai levar água tratada a 165 famílias de comunidades de Japira
“Foi um passo muito importante para o município através desta parceria firmada com a Sanepar, pois esgoto também é saúde, e tratando disso com a seriedade que o assunto merece, esta empresa entrega um bom serviço para as pessoas e cumpre o que promete”, resumiu o prefeito Ananias Soares Vieira.
De acordo com o ele, logo após a assinatura, serão dados os passos para o processo de licitação das obras, até dezembro desse ano. O projeto prevê a ampliação de aproximadamente sete quilômetros de rede coletora de esgoto.
O Marco Legal do Saneamento estabelece que até 2033, 99% da população tenha acesso a água tratada e 90% ao esgotamento sanitário. Com um plano de investimentos de aproximadamente R$ 12 bilhões até 2029, a Sanepar deve antecipar estas metas até no Paraná.
Também estiveram presentes na assinatura da parceria, o diretor Comercial da Sanepar, Bihl Zanetti e a chefe de gabinete da Prefeitura de Itambé, Patrícia Torres Constantino.










