Mais de 500 agentes de viagens foram capacitados sobre os potenciais turísticos paranaenses na tarde desta quinta-feira (21), durante evento da FRT Operadora, em Natal (RN). Os profissionais nordestinos foram impactados por meio de ação do órgão de promoção turística Governo do Estado, o Viaje Paraná. A programação segue até o próximo sábado (24).
A capacitação dos colaboradores da operadora aconteceu em formato de talk show, uma espécie de entrevista com mediador, em que um representante do Viaje Paraná pôde responder perguntas sobre assuntos do turismo estadual e apresentar conceitos relevantes que podem ser usados no dia a dia dos responsáveis pela venda de destinos aos turistas.
Alguns dos destaques aos agentes foram as praias e balneários de água doce, na região Noroeste; a maior permanência dos turistas em Curitiba e Foz do Iguaçu (Oeste), reflexo da variedade de atrativos; o fato de o Paraná ser o único Estado brasileiro com dois Patrimônios Naturais da Humanidade (Cataratas do Iguaçu e a Mata Atlântica preservada); além da importância do governo paranaense possuir um órgão de promoção turística.
“É a primeira vez que promovemos capacitação neste formato, em um contato mais direto com o público, já que são permitidas perguntas da plateia. É uma chance diferente de mostrar o melhor que temos, além de entender o que os profissionais buscam e o que sabem sobre nosso turismo. Com isso, impactamos quem está na linha de frente das vendas de pacotes turísticos no Brasil e no mundo”, ressaltou Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná.
O evento é reconhecido por movimentar a cadeia produtiva do setor, atraindo um público qualificado e de grande interesse para a promoção de destinos tendências no mercado. É uma vitrine especial para o Paraná, que teve a oportunidade de promover produtos, serviços e destinos turísticos qualificados. É o que explica Giovanna Fagundes, assessora do Viaje Paraná que conduziu a capacitação.
"É fundamental estarmos nesses encontros, porque conseguimos mostrar tudo que o Estado tem a oferecer, fortalecendo a promoção dos destinos com os agentes. É dessa forma que o Paraná ganha mais espaço nas escolhas de viajantes brasileiros e estrangeiros", disse.
AÇÕES COOPERADAS – Com 23 anos de história, a FRT tem sua matriz instalada em Foz do Iguaçu, no Oeste paranaense, e outras sete filiais: Curitiba, Maringá e Londrina (PR), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Natal (RN).
Além do evento na capital do Rio Grande do Norte, a operadora conta com o “Programa Portas Abertas”, que envolve a realização de cinco famtours no Paraná ainda neste ano. As programações devem acontecer em Foz do Iguaçu e Curitiba, no decorrer dos meses de setembro e outubro, reunindo agentes de viagens de diversas partes do Brasil.
Famtour é uma modalidade de evento itinerante, que apresenta um destino aos profissionais de forma presencial. É uma ferramenta importante para as agências de viagens, pois permite que os agentes conheçam de perto atrativos e possam vender melhor esses produtos e serviços turísticos. Trazer as programações às terras paranaenses é uma ação cooperada, fruto de articulações do Viaje Paraná com a operadora.
Na Terra das Cataratas e na Capital, as ações devem ocorrer em cinco oportunidades, trazendo ao Estado quase 200 agentes originários de Belo Horizonte (MG); Goiânia (GO); Palmas (TO); Salvador (BA); Recife (PE); Brasília (DF); Rio de Janeiro (RJ); São Paulo (SP); Ribeirão Preto (SP); São José do Rio Preto (SP); Florianópolis (SC); Manaus (AM); Belém (PA); e Rio Branco (AC).
BALANÇO – Somando as grandes convenções, famtours e ações em outros eventos ao redor do Brasil já realizados, o Estado tem a marca de mais de 17,4 mil agentes, empresários e profissionais do turismo capacitados pelo órgão desde janeiro de 2024.
Agora, o Viaje Paraná segue com seu robusto calendário de promoção do turismo estadual em eventos de mercado e mais uma grande convenção do setor realizada no Estado na próxima semana. A expectativa é que, no restante deste mês, outros 900 agentes de viagens sejam capacitados.