Combate à criminalidade é o foco da 14ª edição do Cosud, no Rio de Janeiro

Secretário das Cidades, Guto Silva representou o governador Carlos Massa Ratinho Junior na abertura da nova edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste quinta-feira (4), no Rio de Janeiro. Nesta edição, o tema central é a segurança pública.
Publicação
05/12/2025 - 09:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Paraná marcou presença na abertura do 14º Cosud – Consórcio de Integração Sul e Sudeste, quinta-feira (04), no Rio de Janeiro. O governador Carlos Massa Ratinho Junior foi representado pelo secretário das Cidades, Guto Silva.

Criado em 2019 em Belo Horizonte, o Cosud consolida uma agenda de cooperação entre todos os governos do Sul e Sudeste, regiões que somam 119 milhões de habitantes e concentram 70% do PIB nacional.

Nesta edição, o tema central é a segurança pública. Entre as áreas prioritárias do consórcio, que reúne governadores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais estão ainda desburocratização, turismo, desenvolvimento econômico, logística e transportes, inovação e tecnologia.

Recebido pelo governador do Rio de Janeiro e presidente do Cosud, Cláudio Castro; e pelos governadores de Santa Catarina, Jorginho Mello; e do Espírito Santo, Renato Casagrande, e secretários dos outros estados, Guto Silva destacou a relevância nacional do tema da segurança e da importância do consórcio no enfrentamento desse desafio.

“O Cosud tem sido palco importante para trazer soluções ao Brasil. Esse consórcio tem sido um instrumento muito potente para a gente poder discutir entre os estados soluções e problemas comuns a todos nós. A pauta forte aqui no Rio de Janeiro é a segurança pública, mas também vamos focar no meio ambiente e nas questões climáticas nesse encontro”, disse Silva.

Segundo ele, os sete estados do Sul e Sudeste estão alinhados, compartilhando inteligência e estratégias. “Ao final teremos a Carta do Rio de Janeiro com novas propostas e ações para que a gente possa avançar em todos esses temas e melhorar, efetivamente, a vida das pessoas”, disse o secretário. A programação do 14º COSUD segue até sábado (06), na Sala Cecília Meireles, no bairro da Lapa.

EDIÇÃO ANTERIOR – Da última edição do Cosud, ocorrida em Curitiba entre 19 e 21 de agosto de 2025, resultou a Carta de Curitiba, documento elaborado por uma comissão com a participação de Guto Silva como vice-secretário executivo. Redigido como preparação para a COP30, realizada em novembro deste ano em Belém do Pará, o texto reforçou a centralidade da preservação da Mata Atlântica, bioma que concentra a maior parte da população e do PIB do País, e registrou ações integradas entre os estados, como plantio de mudas nativas, ampliação do monitoramento por satélite, compensações financeiras por áreas preservadas e criação de novas unidades de conservação.

GALERIA DE IMAGENS