O Conselho Paranaense do Turismo (Cepatur) reforçou a importância da integração entre as Instâncias de Governança do setor e discutiu avanços, programas e estratégias voltadas ao fortalecimento do turismo regional. No encontro foram destacadas ações para divulgar o potencial turístico do Paraná e consolidar o Estado como destino diferenciado e diversificado. A reunião ocorreu nesta terça-feira (11).
O vice-presidente do Cepatur e presidente em exercício, Giovanni Bagatini, destacou que a reunião traz tratou de pauta estratégica para o fortalecimento do turismo no Estado. “São temas essenciais, como os programas da secretaria estadual do Turismo, os avanços do Viaje Paraná, as obras nos aeroportos de Foz do Iguaçu e São José dos Pinhais, além da chegada de cruzeiros à Ilha do Mel e das ações das Instâncias de Governanças Regionais. Iniciativas que impulsionam o setor", afirmou.
Irapuan Cortes Santos, diretor-presidente do Viaje Paraná, apresentou as ações do órgão, que é responsável pela promoção do turismo no Estado. Ele destacou a participação em feiras e eventos do setor, dentro e fora do país, para divulgar destino e atrações do Paraná e a série de capacitações de agentes de viagens para que conheçam melhor o Estado e possam oferecer pacotes para seus clientes.
"Com as homologações recentes da pista do Aeroporto de Foz do Iguaçu e o anúncio feito há poucos dias sobre o novo voo da TAP Air Portugal, que já iniciou a venda de passagens, o cenário é muito positivo. A operação começa em 2 de julho, com aeronave Airbus A330-200, ligando Curitiba a Lisboa em voo direto. É uma grande satisfação ver o Paraná cada vez mais conectado ao mercado internacional.”
Técnicos da secretaria estadual do Turismo (Setu) e a secretária executiva e coordenadora de Qualificação do Turismo da Pasta, Rafaela de Angelis Barros, participaram do encontro, que foi conduzido pelo vice-presidente do Cepatur, Giovanni Bagatini.
O participação da Setu no Prêmio Nacional do Turismo foi apresentada pela diretora de Gestão, Sustentabilidade e Qualificação do Turismo, Tatiana Nasser e Silva. O Paraná é destaque nesta premiação, que é promovida pelo Ministério do Turismo (MTur) em parceria com o Conselho Nacional do Turismo (CNT). Nesta edição, cinco projetos da Setu estão habilitados entre os finalistas: o programa Territórios do Turismo do Paraná, o Painel de Mapeamento da Oferta Turística, o Projeto Turismo na Escola, e os programas Paraná + Viagem e Viajantes Mais Seguras Paraná. Os vencedores serão conhecidos e premiados dia 4 de dezembro.
ESTRATÉGICO – O secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos, reforça o papel estratégico do Conselho e o comprometimento do Governo do Estado com o setor.
“O Cepatur é um espaço essencial de diálogo e construção de políticas públicas”, afirmou. “O Paraná vive um momento de fortalecimento do turismo, ancorado na integração entre territórios e na melhoria da infraestrutura, que conecta nossos destinos e impulsiona a economia. Trabalhamos para que os 18 territórios turísticos atuem de forma coordenada e complementar, com o mesmo propósito: fazer do Paraná um destino cada vez mais competitivo e sustentável”, disse Paranhos.
A reunião foi transmitida em formato híbrido, com participação de representantes online, do secretário do Planejamento, Ulisses Maia, e do secretário da Comunicação, Cleber Malta, encerrando as atividades com a definição de propostas para o calendário de 2026 e sugestões de pautas para a próxima plenária.
RELATÓRIO ANUAL - O encontro também tratou da elaboração do relatório anual de atividades do Conselho, que será publicado no site da Setu até fevereiro de 2026, reunindo deliberações, indicadores e propostas alinhadas ao Plano Estadual de Turismo.






