O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), homologou o resultado da licitação para elaborar o anteprojeto de restauração e ampliação da PRC-158 entre Vitorino e a divisa com Santa Catarina, na região Sudoeste, um investimento de R$ 522.886,50. O trecho tem 13,13 quilômetros.
Com a publicação em Diário Oficial, o Consórcio Arkevia – JB, formado pelas empresas Arkevia Engenharia, Construção e Consultoria Ltda. e J.B. Forest Ltda., deve agora providenciar a documentação necessária para assinatura do contrato.
O anteprojeto vai prever a restauração total do pavimento existente, além da implantação de acostamentos, terceiras faixas em segmentos críticos, readequação da interseção no perímetro urbano de Vitorino e implantação de interseção no acesso para a comunidade São Braz.
- DER/PR publica edital da nova duplicação em concreto da Rodovia da Uva
- DER/PR homologa obra de R$ 231 milhões em concreto entre Manoel Ribas e Pitanga
Também deverão ser propostas soluções para melhoria do sistema de drenagem, sinalização, iluminação no trecho urbano, adequação dos acessos regulamentados, correção da geometria de curvas perigosas, entre outros.
O prazo de elaboração do anteprojeto é de 11 meses, após concluída a licitação e assinado o contrato. As atividades iniciais serão os estudos de segurança de trânsito e de traçado, na fase preliminar, seguido por diagnóstico ambiental, estudos de interferências, contagens de tráfego, estudos geológicos, levantamentos topográficos, ensaios e levantamentos de campo. Outros estudos serão realizados nas etapas seguintes, abordando todos os aspectos da uma obra rodoviária.
Após concluído e aprovado pelo DER/PR, o anteprojeto deve ser utilizado como base para a futura contratação integrada da obra em si, com elaboração do projeto executivo de engenharia e a realização dos serviços no trecho em uma mesma empreitada.