O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), formalizou na sexta-feira (06) o contrato da pavimentação da PR-436 entre Ibaiti e o distrito de Vila Guay, no Norte Pioneiro, um investimento de R$ 37.123.919,55. As atividades vão começar pela elaboração de projeto básico e projeto executivo de engenharia, a partir do anteprojeto de engenharia doado pela prefeitura, com prazo de 10 meses para conclusão.
Na sequência o DER/PR iniciará os serviços no trecho, com prazo de 14 meses. A obra será realizada em 10 quilômetros, empregando a pavimentação asfáltica com polímero, base de brita graduada simples e sub-base de macadame seco. A pista terá duas faixas de 3,5 metros de largura e acostamentos de 1,5m em ambos os lados, exceto no perímetro urbano de Vila Guay, onde serão executados passeios para pedestres em vez de acostamentos, em trecho de 860 metros.
- Edital do anteprojeto de duplicação do Contorno de Rolândia tem resultado final
-
Pavimentação da PR-151 na área urbana de Sengés entra na fase final
No entroncamento com a PR-963 (acesso para Campinho) serão implantadas faixas de aceleração e desaceleração, além de uma faixa de espera para conversão à esquerda. Estão previstas ainda a implantação de novo sistema de drenagem de águas, sinalização horizontal e vertical, dispositivos de segurança viária, paisagismo e serviços complementares.
CONSERVAÇÃO – Enquanto a obra não é executada, o DER/PR garante a trafegabilidade do trecho por meio de contrato de conservação de 177,80 quilômetros de rodovias não pavimentadas na região. Ele inclui os serviços de cascalhamento; patrolamento; regularização, conformação e compactação de leito e escarificação; conformação e compactação de subleito; preenchimento de segmento com rebaixo utilizando rachão; e reaterro e apiloamento, além de melhorias na drenagem de águas nos trechos.




















