Destinos turísticos do Paraná são apresentados a 73 agentes de viagens mineiros e cariocas

Foram impactados 36 profissionais de Belo Horizonte e 37 do Rio de Janeiro. Ação foi realizada durante eventos da operadora Europlus. Iniciativa faz parte da estratégia do Viaje Paraná de divulgar o Estado para que destinos turísticos sejam inseridos em pacotes de vbiagens.
Publicação
14/11/2025 - 12:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Viaje Paraná, órgão de promoção vinculado a Secretaria do Turismo (Setu-PR), apresentou o setor e serviços paranaenses para novas turmas de agentes de viagens nacionais, somando 73 pessoas no total. As capacitações ocorreram em Belo Horizonte (MG), na terça-feira (11) ,e no Rio de Janeiro (RJ), na nesta quinta-feira (13). Na apresentação, técnicos transmitem informações sobre o Paraná, mostrando belezas naturais, serviços, experiências, gastronomia típica e destinos variados, conforme as características geográficas e culturais de cada grupo.

Ambas as ações aconteceram durante eventos da operadora Europlus. Ao todo, 36 profissionais da capital mineira e arredores, e outros 37 da capital carioca foram impactados. Em geral, os participantes têm como público-alvo de vendas a turistas e clientes ao redor de seus estados, do Triângulo Mineiro a Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Os participantes também tiveram maior contato com os grandes indicadores que o turismo do Paraná tem alcançado, como a chegada de mais de 888 mil turistas estrangeiros de janeiro a outubro deste ano. Os dados preparam e incentivam os agentes a explorarem, divulgarem e venderem o Estado aos seus clientes.

“Ao apresentar nossos atrativos e conquistas, passamos credibilidade e mostramos que vale a pena vender pacotes com destino ao Estado. É uma troca, porque damos propriedade e conhecimento aos profissionais, e eles retribuem mostrando aos seus clientes tudo de bom que o Estado tem", disse Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná.

PARCERIA COM A OPERADORA – Original de Porto Alegre, a Europlus surgiu em 2007 com objetivo de ser a extensão do agente de viagem. Hoje, a marca atua com mais de 5 mil agências e 9 mil parceiros em todo o Brasil.

Patrícia Carvalho, gerente de Marketing da operadora, afirma que as ações em parceria com o Viaje Paraná foram um sucesso e reforçaram a missão da operadora. “O feedback mais comum dos agentes é a surpresa, porque muitos não conhecem a fundo as maravilhas do Paraná, além de Foz do Iguaçu. Esta é a prova de que a Europlus e o Viaje Paraná estão no caminho certo, promovendo um Estado riquíssimo e oferecendo aos agentes um novo leque de produtos e roteiros para venderem com mais entusiasmo e autoridade”, contou.

Com as programações dessa semana, mais de 210 agentes e profissionais de cinco estados diferentes já foram impactados pelo Viaje Paraná em eventos da operadora neste ano: duas ações em São Paulo, uma em Porto Alegre, uma em Salvador e as duas mais recente, em Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

IMPORTÂNCIA AO PROFISSIONAL – Além da palestra, os agentes também tiveram contato com produtos típicos do turismo paranaense, como vinhos da Vinícola Araucária e as balas de banana de Antonina – um dos itens estaduais com selo de Indicação Geográfica. Quem participou das capacitações, aprovou.

“Esse foi um dos treinamentos mais completos e objetivos que eu já fiz sobre destinos. O Paraná é um destino incrível", disse Rebert Hilbert, da Hilbert Tours, de Belo Horizonte. "Eu já conhecia Foz do Iguaçu, mas Curitiba foi surpreendente, não sabia que tinha tantas coisas para fazer na cidade. Já está nos meus planos pessoais de viagem”, afirmou.

“Gostei bastante. Foi esclarecedor, porque eu não conhecia Curitiba da forma que foi apresentada. Vamos estreitar mais essas parcerias e vamos vender bastante o Paraná aos turistas”, disse Márcio Morgado, da empresa Horizon Turismo, do Rio de Janeiro.

BALANÇO – As apresentações em eventos ao redor do Brasil integram os planos de ação do Viaje Paraná. Também fazem parte dessa estratégia os roadshows, famtours e as grandes convenções. Ao todo, o Estado tem a marca de 21,4 mil empresários e profissionais do turismo impactados pelo órgão de promoção, desde janeiro de 2024.

GALERIA DE IMAGENS