Órgão de promoção turística do Governo do Estado, o Viaje Paraná preparou mais 110 agentes de viagens e profissionais do turismo na noite desta terça-feira (26). A ação ocorreu durante o Meeting Corporativo & Lazer, em Brasília (DF), e teve como diferencial a presença de embaixadas diplomáticas e órgãos de governo, reforçando também a imagem do Estado no cenário diplomático e na recepção de comitivas internacionais.
Durante o encontro, foram apresentados potenciais turísticos do Estado que se destacam e chamam atenção dos clientes da região Centro-Oeste do Brasil. Entre os atrativos mostrados, o inverno paranaense, as Cataratas do Iguaçu (em Foz do Iguaçu, no Oeste), a grande quantidade de parques gratuitos na Capital e atrativos especiais como o Natal de Curitiba – a maior programação natalina gratuita do Brasil –, que neste ano ganha também atrações da Disney de maneira inédita.
“Em nove meses, já ultrapassamos o número de profissionais de turismo capacitados com os atrativos paranaenses em todo o ano passado. O nosso objetivo é incentivar essas empresas e agentes de viagens a conhecerem o nosso melhor em termos de turismo, posicionando o Estado na principal prateleira de vendas a nível nacional”, destaca o diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes.
Um dos grandes diferenciais desta capacitação foi a presença de representantes de embaixadas estrangeiras no Brasil. Entre os países presentes estavam profissionais a serviço da Espanha, Irlanda, Camarões, Congo, China, Reino Unido, Canadá, Turquia, Coreia do Sul, e outros. “Ao criar esse contato e mostrar nossos atrativos, destinos e serviços, exemplificamos também as vantagens de vender aos turistas pacotes para destinos paranaenses”, completou Cortes.
Segundo Noé Vieira Santos, assessor técnico do Viaje Paraná que conduziu a apresentação dos destinos paranaenses, a presença das embaixadas traz um ganho turístico e diplomático ao Estado.
“Além da capacitação de profissionais que atuam diretamente na venda de pacotes turísticos, a participação de embaixadas neste evento também foi importante, porque as pessoas que participaram são também cerimonialistas de comitivas que vêm de outros países ao Brasil. Conseguimos criar um networking com essas embaixadas, inclusive, abrindo um caminho e convidando diplomatas e autoridades estrangeiras a visitarem o Paraná”, explicou.
FEEDBACK DIPLOMÁTICO – Luciana Ávila, representante da embaixada do Canadá no Brasil, teve o primeiro contato com o turismo do Estado e encontrou boas oportunidades para ações futuras. “Achei a programação espetacular, porque conseguimos conhecer aqui representantes de hotéis e destinos. Eu não conhecia o Paraná e fiquei instigada, sobretudo com a parte gastronômica, que me deixou com água na boca. Deu vontade de visitar”, disse.
Na mesma linha comentou Fárech Santana, representante da embaixada da Espanha no Brasil. “É minha primeira experiência neste tipo de evento e fiquei surpresa com a qualidade e networking que fiz aqui. No Paraná conheço apenas Foz do Iguaçu, mas fiquei encantada em descobrir tantas opções que me deram vontade de visitar, como o trem que desce a Serra do Mar”, afirmou.
BALANÇO – Somando as grandes convenções, famtours e ações em outros eventos ao redor do Brasil já realizados, o Estado tem a marca de mais de 20,1 mil agentes, empresários e profissionais do turismo capacitados pelo Viaje Paraná com relação aos destinos e produtos turísticos, desde janeiro de 2024.