Após o sucesso da primeira temporada, que estreou em junho de 2025, o espetáculo "Pianinho", solo da palhaça Siriema, criada e interpretada pela artista Larissa Lima, está de volta ao Miniauditório do Teatro Guaíra para uma nova temporada com quatro sessões gratuitas, entre os dias 28 a 31 de agosto, de quinta a sábado, às 20h, e domingo, às 19h.
Com direção de Andréa Macera, diretora artística do Teatro da Mafalda (SP), o espetáculo transforma a saleta de casa de Siriema em um sarau que deveria culminar em um grande recital. No entanto, conforme o momento se aproxima, tensões, desculpas e situações inusitadas a fazem questionar se está realmente pronta para exibir seus talentos ao piano.
Com estética inspirada no cinema de terror e crítica bem-humorada a alguns rituais da feminilidade, "Pianinho" mistura comicidade e vulnerabilidade em uma experiência cênica provocadora e acessível.
A montagem é inspirada no número de palhaçaria “Recital de Formatura”, criado em 2018 a partir de um brinquedo de infância da artista – um pequeno pianinho. O desejo de transformar a cena curta em um espetáculo completo cresceu durante o isolamento da pandemia, período em que Larissa e Andréa iniciaram a criação da peça de forma remota.
A primeira versão estreou em 2021, em formato online. Em 2025, o projeto ganhou nova vida com o apoio da Lei Paulo Gustavo, agora em versão presencial, frente a frente com o público.
A remontagem traz novos elementos estéticos e dramatúrgicos, incorporando referências do cinema de terror, como "Carrie, a Estranha" e "O Que Terá Acontecido a Baby Jane?", agregando novas camadas à construção cênica da palhaça Siriema.
A diretora destaca que o processo de criação se apoia no trabalho da canadense Sue Morrison, intitulado Clown Through Mask: “Essa abordagem traz uma linguagem contemporânea à palhaçaria, porque permite uma transição fluída entre estados emocionais e físicos, ampliando a expressividade da cena”, explica.
A peça questiona padrões impostos às mulheres – a busca por perfeição, o desejo de agradar a todo custo, o medo de falhar – e como essas pressões moldam nosso comportamento. Diante disso, Siriema se vê presa em seu sarau desajeitado, procrastinando o tão aguardado recital, num embate entre desejo e insegurança.
"Uma das forças da palhaçaria é rir de si mesma’, afirma Larissa Lima. Mas não é um riso autodestrutivo, e sim um riso que nasce do poder de quem se reconhece inteira – com suas luzes, sombras, forças e fragilidades.
Serviço:
"Pianinho"
Data: 28 a 31 de agosto (quinta-feira a domingo)
Quinta a sábado, às 20h
Domingo, às 19h
Local: Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório) - Rua Amintas de Barros, 70, Centro, Curitiba (PR)
Tempo de duração do espetáculo: 70 minutos
Classificação: 14 anos
Especificações do espetáculo: Teatro - Palhaçaria
Entrada gratuita: os ingressos serão distribuídos na bilheteria do Miniauditório a partir de 1 hora antes do início do espetáculo