Neste Verão Maior Paraná, as cidades de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná ganham, além de atividades de lazer e esporte, ações divertidas de Educação Ambiental promovidas pela Companha de Saneamento do Paraná (Sanepar).
Entre elas, o programa Estação Sanepar levou para a areia jogos de cartas e dados, maquetes, tabuleiros e jogos virtuais para ensinar e divertir o público que visita as praias paranaenses.
Nas últimas semanas, os três estandes do programa receberam mais de 20 mil pessoas, que conheceram boas práticas na natureza. Um dos visitantes que passou pelo projeto foi Miguel, de 9 anos, que viajou a Matinhos com a família e aprovou as atividades de que participou.
“Aprendi que o desperdício de água não é bom porque a água pode acabar um dia. Se poluirmos os rios, não vamos ter água para beber. O lixo também temos de cuidar e colocar no lugar certo, tem lugar para o lixo eletrônico, plástico, papel e vidro. Gostei de participar, se tiver todos os anos, eu vou voltar”, contou o menino.
TECNOLOGIA - A tecnologia também integrou as ações deste verão com os jogos virtuais dos chamados Smart Moovs, que são quiosques tecnológicos movidos a eletricidade. Essas unidades móveis e não tripuladas são equipadas com telas de alta definição e tecnologia imersiva, permitindo que as crianças participem de jogos virtuais educativos.
O pai de Miguel, Júnior Rubel, contou que o filho assimila o aprendizado e logo passa adiante. “As atividades são muito boas, educativas, e o bom é que eles as replicam. As crianças aprendem aqui e repassam para a família toda”, ressalta.
A presença das mascotes Sane e Aqualino chama a atenção do público infantil; os jogos ensinam adultos sobre temas essenciais relacionados ao trabalho da Companhia, como o ciclo "do rio ao rio", o tratamento de água e esgoto e o cuidado na preservação ambiental.
“Eu trabalho aqui no verão e achei muito bacana o Espaço Sanepar. A gente vê como funciona o processo da água; eu não conhecia o projeto e fiquei muito curiosa. O trabalho da Sanepar é muito importante para recebermos água tratada em nossas casas, água limpinha, de qualidade boa, pronta para consumir”, diz Veronica Pieczkoski, moradora de Matinhos.
CICLO RIO AO RIO – Nesta ação, o visitante é apresentado a uma maquete que representa o caminho da água desde a nascente, passando pela captação, e tratamento ser distribuída para as casas; voltando ao rio após ter passado por novo tratamento, separando as impurezas do esgoto para um lado, água limpa, de volta ao rio.
VISITE O ESPAÇO – A ação está disponível gratuitamente para visitação do público nos balneários de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná, pela manhã, das 8h às 12h, e à tarde, das 15h às 19h. As atividades seguem até o dia 2 de fevereiro.










