Estado divulga atrativos na Espanha e país se torna o 3º emissor de turistas ao Paraná

Primeiro diálogo com grupo líder no setor de agências de viagens da Espanha aconteceu durante uma feita internacional em que o Viaje Paraná participou. Parceria teve início efetivo no mês de julho e como resultado, o país passou de 10º para 3º maior emissor de turistas ao Estado.
Publicação
17/12/2025 - 12:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Após ações de promoção de destinos turísticos do Paraná na Espanha, o país passou de 10º emissor de turistas ao Estado para 3º, entre os meses de julho e novembro deste ano. As informações são divulgadas pela Embratur, com dados da Polícia Federal e Ministério do Turismo.

A parceria entre o Viaje Paraná, órgão de promoção comercial vinculado à Secretaria estadual do Turismo, é fruto de um diálogo no início deste ano, durante a Feira Internacional de Turismo de Madri (Fitur), com o Viajes El Corte Inglés – líder no setor de agências de viagens da Espanha – e a Logitravel, outra companhia do grupo.

Com isso, no mês de julho, iniciou a divulgação dos principais destinos turísticos do Paraná, como Foz do Iguaçu, Curitiba e a Ilha do Mel. Os destinos aparecem no telão na Gran Via de Madri – uma das mais importantes e movimentadas ruas da cidade –, e também nos aeroportos de Barajas (em Madri), El Prat (Barcelona) e em grandes redes de lojas do grupo espanhol.

“O Viaje Paraná atua de maneira muito assertiva na promoção dos nossos destinos e isso tem refletido em números que mostram o aumento gradativo de turistas estrangeiros no nosso Estado. Hoje, podemos afirmar que somos destaques por conta desse trabalho em conjunto da Secretaria com o nosso órgão de promoção do turismo”, afirma o secretário de Turismo do Paraná, Leonaldo Paranhos.

O Paraná é, atualmente, o 4º portão de entrada de turistas internacionais, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. O Estado recebeu, no acumulado do ano (de janeiro a novembro), 958.015 estrangeiros.

Em julho deste ano, a Espanha estava na 10ª posição de maior emissor de turistas ao Paraná. Em setembro, quando as ações de divulgação do turismo paranaense foram intensificadas, foi para a 6ª posição no ranking divulgado pela Embratur. Em novembro, os turistas espanhóis aparecem no 3º lugar como maiores registros de turistas no Paraná. Os maiores emissores são, respectivamente, Paraguai e Argentina.

“A parceria que firmamos com a Espanha faz parte das nossas ações estratégicas de atingir países que possuem interesse em conhecer o Paraná, mas que antes não tinham o conhecimento de como fazer e o que buscar de atrativos e serviços”, disse Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná.

“Com a nossa presença em feiras e eventos internacionais, é exatamente isso que buscamos: mostrar o que o Paraná tem a oferecer a companhias e instituições que atuam no turismo internacional”, explica.

PROMOÇÃO – Neste ano, a presença do Governo do Estado em feiras internacionais teve cresceu 62%, saltando de oito para 13 eventos desta natureza na comparação com 2024.

O turismo do Estado foi apresentado em estandes e programações dos seguintes eventos: na Fitur Madrid (Espanha); Fiexpo Latin América (Costa Rica); FIT Buenos Aires (Argentina); Vitrina Turística (Colômbia); Fitpar (Paraguai); Seatrade Cruise Global Miami (EUA); IMEX Las Vegas (EUA); WTM Londres (Inglaterra); Meeting Paraná (Uruguai); Roadshow Festival Brasil (México); Convenção Abracorp (Colômbia); inauguração da agência de Sarriá (Espanha); e IBTM World (Espanha).

A participação em outras duas feiras internacionais está confirmadas para 2026: Fitur (Madri) em janeiro e BTL - Better Tourism Lisbon Travel Market (Portugal) em fevereiro e março.

GALERIA DE IMAGENS