Após a abertura da primeira unidade do Poupatempo Paraná, em Curitiba, o Governo do Estado definiu as datas de operação das próximas duas, que facilitarão a vida dos cidadãos ao concentrar em um só local diversos serviços estaduais. O atendimento em Londrina, no Boulevard Shopping, começa oficialmente no dia 31 de outubro, enquanto Ponta Grossa, no Palladium Shopping, inicia em 4 de novembro.
As estruturas permitirão acesso a serviços como emissão da nova Carteira de Identidade, atendimentos do Detran-PR, serviços da Copel e Sanepar, cadastro em programas habitacionais, solicitações de seguro-desemprego e consulta a vagas de emprego das Agências do Trabalhador.
Cerca de três dias antes do início oficial, as instalações abrirão para atendimentos presenciais e testes do sistema. Até lá, o atendimento será feito sem hora marcada. Após a abertura, o agendamento prévio pelo portal do Poupatempo Paraná e os totens de autoatendimento também estarão disponíveis. Um aplicativo para Android e iOS também será lançado em breve.
Segundo o superintendente de Governança de Serviços e Dados do Governo do Estado, Leandro Moura, responsável pelo projeto, o empenho das equipes envolvidas foi fundamental para colocar o programa em funcionamento rapidamente. “Foi um esforço conjunto que mobilizou diversas secretarias e servidores para garantir que o Poupatempo começasse a operar com qualidade desde o primeiro dia”, afirmou.
A gerente de Operações, Fernanda Souza, ressaltou a preparação das equipes para oferecer atendimento de excelência, o que inclui cerca de 30 dias de treinamentos, com módulos específicos relacionados aos serviços de cada órgão estadual.
“Cada equipe foi orientada conforme o tipo de atendimento e investimos em processos internos claros para cada serviço, garantindo atendimento organizado e eficiente. Nosso objetivo é que cada atendimento seja ágil, mas também acolhedor, com atenção às dúvidas e orientação completa sobre os serviços disponíveis”, disse.
Na Capital, por exemplo, a preocupação com a agilidade e qualidade dos atendimentos tem rendido elogios por parte dos primeiros usuários que tiveram a experiência com o Poupatempo Paraná.
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PRÓXIMAS UNIDADES – Ao todo, serão 20 espaços do Poupatempo Paraná, previstas para operação até março de 2026, com capacidade de atender até 7 milhões de cidadãos por ano – cerca de 27 mil por dia.
Em Curitiba, a primeira unidade funciona no Shopping Estação, no bairro Rebouças. A partir de novembro, entram em operação o segundo ponto na cidade, no bairro Pinheirinho, e as unidades de Maringá, Umuarama, Cascavel, Foz do Iguaçu e Araucária.
O contrato com o Consórcio PR Cidadania – formado pelas empresas Cix Citizen Experience S/A, Quipux S.A.S do Brasil e Urban Participações Ltda – prevê investimento de R$ 871,3 milhões em cinco anos, com custo médio de R$ 27,07 por atendimento, representando uma redução de quase 70% em relação aos valores atuais e uma economia total que pode superar R$ 2 bilhões durante a vigência do contrato.