A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) está incentivando a mobilização nas escolas estaduais para uma participação efetiva na VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), que acontecerá de 6 a 10 de outubro em Brasília.
Está em andamento o processo de seleção de projetos que serão apresentados na fase nacional. Ele envolve a realização de conferências nas escolas, registro das ações no site oficial e eleição de delegados que representarão o estado na etapa nacional.
”Os técnicos que acompanham a demanda de educação ambiental e dos clubes de ciências participaram das nossas reuniões e orientações para repassarem às escolas que pertencem aos seus Núcleos Regionais de Educação (NREs). Começamos a perceber um bom engajamento, especialmente dos Núcleos menores”, afirma Aline Pinheiro da Silva Lourenço, técnica pedagógica de educação ambiental da Secretaria.
O trabalho está concentrado nos técnicos escolhidos pelos Núcleos Regionais de Educação (NRE), atuando com a equipe do Ministério da Educação (MEC) que atende o Paraná. Ações formativas, como videoconferências, estão sendo realizadas para engajar as escolas e orientá-las na produção de projetos.
- Com rede especializada, Estado garante educação para alunos hospitalizados
- Cooperativa-escola: novo modelo de ensino agrícola transforma educação do Paraná
O objetivo é alcançar a meta para formar um comitê que representará o Paraná na Conferência Nacional. Ele será composto por estudantes entre 11 e 14 anos, incluindo representantes indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, além de professores e técnicos. “A educação funciona exatamente como a natureza, como sementes plantadas. É dentro da escola que a sensibilização acontece”, diz Aline.
A participação na CNIJMA é considerada uma oportunidade para fortalecer o protagonismo e engajamento dos estudantes, professores e gestores escolares na construção coletiva de soluções locais para os desafios das mudanças climáticas e da justiça climática. "Participar de uma mobilização como essa mostra que não estamos alheios às questões climáticas dentro das nossas escolas e que entendemos que é exatamente esse nosso papel, ou seja, tomar parte dessa responsabilidade”, finaliza Aline Pinheiro.
As conferências nas escolas encerram em 9 de julho e o prazo para se registar é 15 de julho. A Conferência Estadual no Paraná ocorrerá nos dias 11, 12 e 13 de agosto. A data da Conferência Nacional será entre de 6 a 10 de outubro, em Brasília.