Estado promove ação de empregabilidade para migrantes e refugiados nesta terça

O evento acontece das 9h às 14h, na Rua Marechal Deodoro, 806, no Centro. Os interessados devem levar documentos pessoais e currículo. As oportunidades disponíveis abrangem os setores do comércio, serviços, indústria, construção civil, logística, alimentação e atendimento ao público, contemplando diferentes níveis de experiência e escolaridade.
Publicação
22/06/2026 - 16:08

Confira o áudio desta notícia

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania (Seju), em parceria com a Prefeitura de Curitiba e a Organização Internacional para as Migrações (OIM), promove nesta terça-feira (23) o Balcão de Oportunidades – edição de junho. A ação, organizada pela Agência do Migrante, é voltada a migrantes, refugiados e pessoas em situação de vulnerabilidade social residentes no Paraná que buscam inserção ou reinserção no mercado de trabalho.

O evento acontece das 9h às 14h, na Rua Marechal Deodoro, 806, no Centro de Curitiba. Os interessados devem levar documentos pessoais e currículo. As oportunidades disponíveis abrangem os setores do comércio, serviços, indústria, construção civil, logística, alimentação e atendimento ao público, contemplando diferentes níveis de experiência e escolaridade.

Além do encaminhamento para vagas de emprego e qualificação profissional, o público terá acesso a informações sobre empreendedorismo, oportunidades de estágio e programas de jovem aprendiz.

Haverá também orientações sobre documentação e regularização migratória, atendimentos voltados à saúde e bem-estar, educação e cursos de idiomas, serviços socioassistenciais e de proteção social, bem como orientação jurídica.

De acordo com o diretor-geral da Seju, Nivaldo Ramos, a iniciativa reforça o compromisso do Estado com a inclusão produtiva. “O Balcão de Oportunidades é um compromisso do Paraná com a dignidade e a autonomia de migrantes e refugiados. Ao conectar essas pessoas a vagas reais de emprego e cursos profissionalizantes, estamos promovendo inclusão produtiva e fortalecendo nossa economia. Ações como essa mostram que justiça social se faz com oportunidades concretas”, afirmou.

O superintendente-geral de Governança Migratória, Gil Souza, destacou que o balcão vai além da geração de emprego. “É uma resposta para a geração de renda e melhoria na condição familiar, tornando as pessoas cada vez mais independentes”, disse.

A ação conta com a parceria da OIM – Agência da ONU para as Migrações, da Fundação Pan-Americana para o Desenvolvimento (PADF), da Prefeitura de Curitiba e do Sine Móvel.

AGÊNCIA DO MIGRANTE – Inaugurada pelo Governo do Estado em novembro de 2025, a Agência do Migrante é a primeira estrutura pública do Brasil concebida no formato de balcão único de serviços para migrantes, refugiados, apátridas e retornados. Vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania (Seju) e à Superintendência-Geral de Governança Migratória, a agência representa um marco no atendimento humanizado e integrado a essa população no Paraná.

GALERIA DE IMAGENS