Estande recorde, gastronomia e coexpositores: Viaje Paraná participa de feira em Buenos Aires

Trata-se da FIT América Latina, um dos maiores eventos do setor no continente. Com.um estande em tamanho recorde, o turismo do Paraná é apresentado ao publico internacional com coexpositores estaduais, materiais de divulgação traduzidos, ativações e experiências gastronômicas.
Publicação
28/09/2025 - 14:54
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Viaje Paraná, órgão de promoção turística do Governo do Estado, marca presença neste sábado e domingo (27 e 28) na Feira Internacional de Turismo (FIT América Latina) em Buenos Aires (Argentina). É uma das mais importantes feiras do setor no continente. Além da divulgação, networking e contato com o mercado do país vizinho e todo o continente, o Estado terá um momento reservado com agentes de viagem da Argentina, numa sala reservada para capacitações. Este ano, o estande do Viaje Paraná divide espaço com a Secretaria de Turismo de Foz do Iguaçu, que está reforçando a promoção do destino.

Esse é o maior estande viabilizado pelo órgão de promoção em feiras internacionais desde 2023. O espaço de 114 metros quadrados é um convite aos players, turistas e público da feira, para que conheçam mais dos atrativos, produtos e serviços qualificados do Estado ao longo do evento, que segue até o dia 30. Lá estão reunidos materiais de divulgação traduzidos, coexpositores do setor estadual e ativações especiais (como a Kapivara).

“O nosso objetivo é reforçar cada vez mais a imagem do Paraná dentro da Argentina, porque é um mercado promissor, próximo em distância e com muitos turistas que podem movimentar os serviços e o setor paranaense”, disse Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná.

O Paraná recebeu neste ano, entre janeiro e agosto, mais de 764 mil turistas estrangeiros e a Argentina é um dos pilares desse saldo, configurando como um dos mercados com maior potencial e retorno positivo ao setor paranense. O país vizinho representa 38% do total de turistas estrangeiros que visitaram o Estado neste ano, o equivalente a mais de 290,9 mil viajantes.

“No primeiro dia de feira já tivemos em nosso estande reuniões importantes, com grupos hoteleiros interessados em investir no Paraná e agências de turismo emissivas que querem criar roteiros no Estado. Mas os negócios certamente vão se intensificar na segunda e na terça-feira, quando o evento é exclusivo para profissionais do trade e faremos uma capacitação para agentes de viagem num espaço reservado da FIT”, destacou o diretor de promoção comercial do Viaje Paraná, Eduardo Aguiar.

Outro destaque que chamou atenção do público foi a gastronomia estadual. O chef de cozinha João Scalzo preparou aos visitantes o famoso barreado, prato típico do Litoral do Estado e um dos 21 produtos paranaenses com selo de Indicação Geográfica, uma comprovação de qualidade e originalidade. No ano passado, o Estado já havia inovado ao apresentar a gastronomia típica do Litoral, com sessões de degustação que, assim como neste sábado e domingo, lotaram o estande do Viaje Paraná.

OPORTUNIDADE NO EXTERIOR - Ao todo, 18 coexpositores participam do estande do Viaje Paraná na feira, entre agências de viagens, meios de hospedagens e representantes de prefeituras, selecionados por meio de Manifestação de Interesse.

Eles são: Prefeitura de Pontal do Paraná; Nadai Confort Hotel & Spa; Eco Cataratas Resort; BRT Operadora; Brementur Agência de Turismo; Dreams Park Show; Rede Soul de Hotéis; Serra Verde Express; Dom Pedro I Palace Hotel; Sanma Hotel; Instituto Curitiba de Turismo e Eventos; Rede Viale de Hotéis; Centro de Convenções de Foz do Iguaçu; Bristol Hotéis. Hotel NH Five; Entre Turismo Agência de Viagens; Café Carlópolis; e Connect Iguassu.

"Participar desse grande evento da América Latina junto do Estado é fenomenal às empresas, porque há uma troca de experiências e contato com o mercado de uma maneira única. Para o nosso segmento, é essencial estar em contato com o trade e os players internacionais, sobretudo, dos vizinhos sul-americanos", disse Gabriel Machado, diretor-presidente do Centro de Convenções de Foz do Iguaçu.

"Estamos representando Carlópolis com um produto típico paranaense e da região do Norte Pioneiro. Estar aqui e conhecer diferentes pessoas, culturas e clientes nos ajuda muito, proporcionando uma experiência internacional. Tem sido uma experiência fantástica estar ao lado do Viaje Paraná", afirmou Paulo Vinicius, representante do Café Carlópolis.

PROGRAMAÇÃO - A programação é uma boa oportunidade para negócios, networking estratégico e divulgação de destinos em potencial. Além de uma vitrine comercial, o evento é uma plataforma que reúne os participantes mais influentes do turismo global, com empresas, destinos e profissionais de todo o mundo.

Além das ativações no estande, nesta segunda-feira (29), o Viaje Paraná realiza uma apresentação dos destinos e potenciais estaduais ao público argentino, durante uma rodada de negócios. A expectativa é mostrar um pouco mais do Paraná para os profissionais do setor que estarão no evento, como agentes de viagens e operadoras de turismo.

GALERIA DE IMAGENS