O Governo do Paraná inaugurou nesta quinta-feira (30) a exposição “Fauna da Mata Atlântica”, do repórter fotográfico Denis Ferreira Netto, vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). A mostra conta com 22 retratos do profissional que há mais de 30 anos se dedica a clicar o meio ambiente e suas nuances. O material fica em cartaz até 15 de dezembro na Galeria das Quatro Estações, no Jardim Botânico de Curitiba. A visitação é gratuita, todos os dias, das 6h às 19h30.
A exposição reúne mais de 20 espécies emblemáticas do bioma paranaense como a onça-parda, macaco-prego, gaivota, jaguatirica, lobo-guará e graxaim, entre outras. “Essa mostra é um quadro da Mata Atlântica, vegetação que não se restringe apenas ao Litoral, mas abraça boa parte do Paraná. Uma energia para a alma e os olhos, e um recado de que devemos preservar a natureza”, destaca o fotógrafo.
A Mata Atlântica abrange 17 estados brasileiros, correspondendo a 15% do território nacional. Atualmente vivem no bioma 72% dos brasileiros, concentrando 70% do PIB nacional.
Com 99% do seu território inserido na Mata Atlântica, o Paraná conta com uma das maiores áreas remanescentes de floresta no País – são mais de 2,3 milhões de hectares preservados. Por isso, o Estado lidera os projetos relacionados à região geográfica no âmbito do Consórcio Brasil Verde, iniciativa dos governos estaduais para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas e reduzir a emissão de carbono no País. O Paraná é responsável pela coordenação dos projetos voltados ao bioma desde 2023.
“É um olhar paranaense para a fauna da Mata Atlântica, para revelar a grandeza e a beleza desse bioma tão impactante, tão característico do nosso Estado. Cada fotografia revela o instante em que o olhar humano encontra o mistério da natureza — um diálogo silencioso entre a arte e a vida selvagem”, afirma o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca. “O Paraná, sustentável e inovador, acolhe esta mostra como quem acolhe uma oração pela natureza”, acrescenta.
Serviço:
Exposição “Fauna da Mata Atlântica”
Data: 30 de outubro a 15 de dezembro
Horário: 6h às 19h30
Local: Galeria das Quatro Estações, no Jardim Botânico de Curitiba
Endereço: Rua Engo. Ostoja Roguski, 350 - Jardim Botânico



 
              












