Exposição “Fauna da Mata Atlântica” entra em cartaz no Jardim Botânico de Curitiba

Mostra conta com 22 retratos do repórter fotográfico Denis Ferreira Netto, que há mais de 30 anos se dedica a clicar o meio ambiente e suas nuances pelo Governo do Estado. Material fica em cartaz até 15 de dezembro, com entrada gratuita.
Publicação
30/10/2025 - 16:50

Confira o áudio desta notícia

O Governo do Paraná inaugurou nesta quinta-feira (30) a exposição “Fauna da Mata Atlântica”, do repórter fotográfico Denis Ferreira Netto, vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). A mostra conta com 22 retratos do profissional que há mais de 30 anos se dedica a clicar o meio ambiente e suas nuances. O material fica em cartaz até 15 de dezembro na Galeria das Quatro Estações, no Jardim Botânico de Curitiba. A visitação é gratuita, todos os dias, das 6h às 19h30.

A exposição reúne mais de 20 espécies emblemáticas do bioma paranaense como a onça-parda, macaco-prego, gaivota, jaguatirica, lobo-guará e graxaim, entre outras. “Essa mostra é um quadro da Mata Atlântica, vegetação que não se restringe apenas ao Litoral, mas abraça boa parte do Paraná. Uma energia para a alma e os olhos, e um recado de que devemos preservar a natureza”, destaca o fotógrafo.

A Mata Atlântica abrange 17 estados brasileiros, correspondendo a 15% do território nacional. Atualmente vivem no bioma 72% dos brasileiros, concentrando 70% do PIB nacional.

Com 99% do seu território inserido na Mata Atlântica, o Paraná conta com uma das maiores áreas remanescentes de floresta no País – são mais de 2,3 milhões de hectares preservados. Por isso, o Estado lidera os projetos relacionados à região geográfica no âmbito do Consórcio Brasil Verde, iniciativa dos governos estaduais para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas e reduzir a emissão de carbono no País. O Paraná é responsável pela coordenação dos projetos voltados ao bioma desde 2023.

“É um olhar paranaense para a fauna da Mata Atlântica, para revelar a grandeza e a beleza desse bioma tão impactante, tão característico do nosso Estado. Cada fotografia revela o instante em que o olhar humano encontra o mistério da natureza — um diálogo silencioso entre a arte e a vida selvagem”, afirma o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca. “O Paraná, sustentável e inovador, acolhe esta mostra como quem acolhe uma oração pela natureza”, acrescenta.

Serviço:

Exposição “Fauna da Mata Atlântica”

Data: 30 de outubro a 15 de dezembro

Horário: 6h às 19h30

Local: Galeria das Quatro Estações, no Jardim Botânico de Curitiba

Endereço: Rua Engo. Ostoja Roguski, 350 - Jardim Botânico

GALERIA DE IMAGENS