Fazenda fará audiência pública de apresentação da PLOA 2026; saiba como participar

Evento será dia 23, em Curitiba. População pode participar de forma presencial e também acompanhar a transmissão pelo YouTube. A PLOA é uma peça fundamental no processo de elaboração e execução do orçamento público, estabelecendo as previsões de receitas e despesas do Estado para o ano seguinte, conforme as diretrizes da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Publicação
10/09/2025 - 11:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A população paranaense pode ajudar a elaborar o orçamento do Estado para o ano que vem. A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) realiza em 23 de setembro a audiência pública sobre a Proposta de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2026. O encontro será em formato híbrido e as inscrições para quem quiser participar presencialmente já estão abertas.

A PLOA é uma peça fundamental no processo de elaboração e execução do orçamento público, estabelecendo as previsões de receitas e despesas do Estado para o ano seguinte, conforme as diretrizes da Lei de Responsabilidade Fiscal. Durante a audiência, serão discutidas as características, definições e metas da PLOA 2026, levando em consideração o cenário econômico atual e as receitas e despesas consolidadas do Estado.

Neste ano, o encontro será na sede do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), na Rua XV de Novembro, 2987, no bairro Alto da XV, em Curitiba. A audiência pública terá início às 9h e são ofertadas 300 vagas para que a população participe presencialmente das discussões. Para isso, é preciso fazer a inscrição antecipada no site da Escola de Gestão do Paraná.

Quem não participar presencialmente também poderá opinar e ajudar a construir o orçamento do Paraná. Assim como já aconteceu no ano passado, a audiência pública da PLOA 2026 contará com transmissão pelo canal oficial da Sefa no YouTube para que cidadãos de todas as regiões do Estado acompanhem.

A apresentação será realizada por servidores da Diretoria de Orçamento, com a participação do diretor de Orçamento, Tadeu Cavalcante; da diretora de Contabilidade, Gisele Carloto; da diretora do Tesouro, Carin Deda; da diretora da Receita Estadual, Suzane Gambetta; do diretor-geral, Luiz Paulo Budal; e do secretário da Fazenda, Norberto Ortigara.

Serviço:

Audiência pública da PLOA 2026

Data: 23/09

Hora: 9h

Local: Conselho Regional de Contabilidade do Paraná – Rua XV de Novembro, 2987, Alto da XV - Curitiba

Online: YouTube da Sefa-PR

GALERIA DE IMAGENS