A Controladoria-Geral do Estado do Paraná (CGE-PR) vai reunir especialistas e autoridades em “Integridade e Gestão de Risco na Administração Pública”, nos dias 26 e 27 de novembro, em Curitiba. As inscrições para o 3º Congresso de Governança Pública da CGE-PR, que incorpora a 4ª Semana de Ouvidoria, já podem ser feitas pelo site da entidade.
Anualmente, a CGE promove o congresso, em parceria com a Escola de Gestão do Estado, com o objetivo aprimorar e debater as melhores práticas de controle interno, compliance, ouvidoria e transparência no setor público. No evento, serão premiados os melhores agentes dessas áreas que trabalham em órgãos e entidades do Estado.
Nesta edição, haverá premiação aos estudantes das universidades estaduais que participaram do concurso de redação da CGE, elaborado em conjunto com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).
O 3º Congresso de Governança Pública da CGE-PR é voltado a gestores, servidores públicos e demais interessados, reforçando o compromisso do Governo do Estado do Paraná com uma gestão cada vez mais transparente e eficiente.
- Municípios paranaenses receberão guia para auxiliar na transição da Reforma Tributária
- CGE comemora 12 anos com estrutura fortalecida e ampla abrangência de atuação
PROGRAMAÇÃO – O congresso começa com a palestra de Gilberto Waller Junior, presidente do INSS, procurador federal e ex-corregedor-geral da União. Ele tem experiência e pós-graduação em combate à corrupção e à lavagem de dinheiro.
O primeiro dia terá como foco principal integridade e a gestão de risco. A programação da manhã inclui a Mesa-Redonda – Integridade e Gestão de Risco na Administração Pública, com a participação de Edmar Camata (presidente do Conaci e secretário estadual de Controle e Transparência do Espírito Santo) e Marcelo Zenkner (diretor da FTI Consulting).
Na parte da tarde, a discussão continua com o painel “Além das regras: como a cultura de integridade transforma o serviço público”, com as especialistas Chantal Castro e Sandra Vespasiano, e uma palestra sobre controles internos e governança com a professora Ely Célia Corbari, do TCE-PR. O dia será encerrado com a palestra “Mediação de Conflitos para Líderes”, com a especialista Elisama Santos.
CONTROLE SOCIAL – O segundo dia será dedicado ao debate sobre o papel da Ouvidoria na gestão de riscos e o fortalecimento do controle social (exercido pela sociedade sobre o poder público). A ouvidora-geral da União, Valdirene Paes, abrirá as palestras do dia abordando “Ouvidoria na gestão e prevenção de riscos”.
Em seguida, o painel “Educação fiscal e o controle social: a melhoria da gestão pública através do empreendedorismo cidadão” contará com a participação de Antônio Jordão da Silva Junior (analista-tributário da Receita Federal) e Victória Vilvert Costa (consultora da Unesco e desenvolvedora do programa piloto de auditoria cívica em escolas), que discutirão como a participação cidadã pode melhorar a gestão.
No encerramento, haverá a Premiação do Concurso de Redação com o tema “Educação fiscal e o controle social: a melhoria da gestão pública através do empreendedorismo cidadão”, do qual participam estudantes de universidades estaduais, que participam do Programa de Formação de Estudante Empreendedor (PFEE).
Também serão premiados servidores que se destacaram na função de agentes de Ouvidoria, Transparência, Controle Interno e Compliance no Núcleos de Integridade e Compliance os órgãos e entidades do Estado.
Serviço:
3º Congresso de Governança Pública da CGE-PR e 4ª Semana de Ouvidoria
Integridade e Gestão de Risco na ADM Pública
Data: dia 26 (8h30 às 18h) - dia 27 (8h30 às 13h)
Local: Auditório Mario Schoemberger do Câmpus de Curitiba 1 – Unespar
Endereço: R. Barão do Rio Branco, 370 - Centro, Curitiba






