O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setu), preparou uma estrutura especial para recepcionar os cerca de 130 mil fiéis e visitantes que devem participar da celebração de Corpus Christi em Curitiba, nesta quinta-feira (4). Organizado pela Arquidiocese de Curitiba, o evento deste ano ganha um significado ainda mais histórico, pois integra as comemorações do centenário da instituição religiosa.
Como parte das ações de fomento e recepção, a pasta instalou um estande institucional de 100 metros quadrados em uma área estratégica do evento. O espaço funcionará ininterruptamente das 8h às 17h e foi projetado para ser uma vitrine dos atrativos do Estado.
A estrutura contará com um telão de LED de alta definição que exibirá vídeos promocionais dos principais destinos turísticos das 19 Regiões Turísticas do Paraná, distribuição de materiais gráficos e guias informativos sobre as rotas de ecoturismo, aventura, cultura e gastronomia paranaense, e atendimento especializado de uma equipe técnica da Setu, fornecendo orientações e informações sobre como viajar pelo Estado.
Para o secretário de Estado do Turismo, Luciano Bartolomeu, o evento reflete a vocação do Paraná para grandes fluxos turísticos baseados no respeito e na qualidade do atendimento.
"O Corpus Christi de Curitiba ultrapassou as fronteiras da fé e consolidou-se como um dos maiores eventos religiosos do planeta. Participar ativamente dessa celebração, especialmente no ano do centenário da Arquidiocese, é uma oportunidade de demonstrar o respeito ao turista que o Paraná oferece e a nossa tradicional hospitalidade. Estamos preparados para acolher esse público mostrando que o Paraná sabe receber bem, valoriza suas tradições culturais e entende o turismo religioso como um poderoso motor de desenvolvimento", afirmou.
Reconhecida internacionalmente como uma das maiores celebrações do gênero no mundo devido à sua imensa abrangência, a festividade estende-se por dois quilômetros entre a Catedral de Curitiba e o Palácio Iguaçu, ocupando a Rua Barão do Serro Azul e a Avenida Cândido de Abreu.
O trajeto será totalmente coberto por 137 tradicionais tapetes de serragem e materiais coloridos, confeccionados por voluntários. A estimativa dos organizadores é de que o evento atraia um público de 130 mil pessoas ao longo do dia, consolidando o turismo religioso como um dos principais pilares do setor no Paraná.
ARTE SACRA – Para qualificar ainda mais a experiência dos visitantes interessados na história religiosa da Capital, o estande do Estado contará com a presença de representantes da Associação Arte Sacra da Arquidiocese de Curitiba. Os membros da associação atuarão em conjunto com a equipe do Estado, oferecendo um atendimento aprofundado sobre o patrimônio artístico, sacro e histórico que Curitiba e o Paraná preservam há séculos.














