Como parte da política de impulsionar o desenvolvimento de todas as regiões, o Governo do Estado anunciou nesta semana que vai pavimentar a ligação entre os municípios de Altamira do Paraná e Laranjal, a PR-364, no Centro-Oeste. A Secretaria do Planejamento (SEPL), por meio do Paraná Projetos, entregou, nesta segunda-feira (02), o projeto para asfaltar o trecho de aproximadamente 30 km para a Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), que será responsável pela execução.
O projeto geométrico realizado identificou oportunidades de melhoria e otimização do traçado. O trabalho foi elaborado a partir de levantamento topográfico detalhado, visando a melhoria da capacidade operacional e a ligação entre os municípios. A pavimentação será em Concreto Asfáltico Usinado a Quente (CAUQ).
A plataforma da pista terá 9,60 m, composta por acostamento (2x1,50 m) e faixas de tráfego (2x3,30 m). Para realizar o estudo, foi pensado em um caminhão semirreboque viajando pela rodovia, para dimensionar interseções, acessos, retornos e condições de tráfego.
“Estamos levando o desenvolvimento para todas as regiões do Estado. A entrega deste projeto para interligar Altamira do Paraná a Laranjal é mais um passo na execução desse objetivo. Esta obra proporcionará uma significativa melhoria de vida da população trazendo mais possibilidade para a chegada de investimento nas duas cidades”, comentou o secretário do Planejamento, Ulisses Maia.
A análise verificou características gerais do traçado, identificando curvas críticas e terreno montanhoso. Correções pontuais focaram em aumentar a segurança viária e reduzir custos de terraplenagem.
“São 30 quilômetros e agora temos um bom projeto para tocar. Nós estamos já estamos empenhados para que o edital seja aberto e que possamos iniciar esta obra ainda em 2026. Daqui a dez anos, nós vamos ver a diferença que a infraestrutura faz no dia a dia dos municípios”, comentou o secretário da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.
Atualmente a via não é pavimentada, não tem sistema de drenagem ou sinalização horizontal e vertical.
PARANÁ PROJETOS – O Serviço Social Autônomo Paraná Projetos é pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, de interesse coletivo, criado pela Lei Estadual nº 12.215/1998, e tem por finalidade a promoção, a elaboração e o gerenciamento de projetos, visando à implementação do desenvolvimento integrado do território paranaense, segundo princípios de sustentabilidade local e regional.
Sucede o Serviço Social Autônomo Ecoparaná cuja transição deu-se em 2013, com a mudança de vinculação da Secretaria de Estado do Turismo para a Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral, por meio de Contrato de Gestão.
Sua natureza jurídica permite a formalização de parcerias com as três esferas de governo, ou seja, federal, estadual e municipal, bem como com pessoas físicas ou jurídicas, para prestar serviços relacionados à elaboração e implementação de projetos públicos que viabilizem o desenvolvimento local e regional.
PRESENÇAS – Também estiveram presentes no evento o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi; os deputados estaduais Gugu Bueno e Ademar Traiano; o superintendente do Paraná Projetos, Eduardo Magalhães; o diretor de Planejamento e Projetos do Paraná Projetos, Célio Watter; e os prefeitos de Altamira do Paraná, Elza Aparecida, e de Laranjal, Maycon Lopes.
































