Indústria paranaense foi a segunda que mais cresceu no 1º semestre de 2025, aponta IBGE

Entre janeiro e junho, houve um avanço de 5,2% na produção do setor em relação aos seis primeiros meses do ano passado. A variação foi mais de quatro vezes maior do que a média nacional para o mesmo período, de apenas 1,2%.
Publicação
08/08/2025 - 10:50

Confira o áudio desta notícia

A indústria do Paraná acumulou o segundo maior crescimento do Brasil no 1º semestre deste ano, segundo os dados da nova Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgada nesta sexta-feira (8). Entre janeiro e junho de 2025, a produção industrial aumentou 5,2% no Estado em relação ao mesmo período do ano passado, uma variação mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de apenas 1,2%.

Entre as Unidades da Federação, o desempenho do Paraná só ficou abaixo do registrado pelo Pará no ano, cujo crescimento foi de 6,9%. O índice também superou com folga o desempenho de outros estados com forte presença industrial, como Santa Catarina (4,4%), Rio de Janeiro (2,5%), Minas Gerais (2%) e São Paulo (-2,1%).

Diferentemente de outros estados, que possuem alta dependência do segmento extrativista, a indústria paranaense é totalmente voltada à transformação. Os principais reflexos disso são o aumento no valor agregado da produção – como por exemplo a agroindústria – e a criação de empregos mais qualificados, com maior remuneração média aos trabalhadores.

SEGMENTOS – As indústrias ligadas à fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos tiveram, de longe, a maior variação positiva no 1º semestre do ano entre os segmentos analisados pelo IBGE: 55,2%. Os outros aumentos em volume de produção foram registrados nos setores de veículos automotores, com 15,4%, produtos químicos (12,5%), máquina e equipamentos (11,2%), produtos de metal (6%), móveis (5,5%), produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (5,1%) e produtos de minerais não metálicos (4%).

O bom desempenho anual no Paraná ocorreu após mais um mês de alta na produção. Em junho, a produção da indústria paranaense cresceu 1,4% em relação a maio, ante uma variação de apenas 0,1% em nível nacional. No comparativo com junho de 2024, a variação foi ainda maior (2,8%) na contramão do Brasil, que registrou queda de 1,3% no mesmo intervalo de tempo.

O segmento com melhor desempenho no comparativo de junho de 2024 com junho de 2025 foi, novamente, o das indústrias de máquinas, aparelhos e materiais elétricos, cuja variação foi de 183,3%, quase o dobro do volume de produção. Também houve crescimentos expressivos na fabricação de produtos de borracha e material plástico (15%), máquinas e equipamentos (11,9%), produtos químicos (9,9%) e veículos automotores (6,8%).

No acumulado dos últimos 12 meses analisados pelo IBGE, a produção industrial aumentou 6% no Paraná, o terceiro melhor resultado do País, atrás do Pará, com 8,4%, e de Santa Catarina, com 6,2%.

PESQUISA – A Pesquisa Industrial Mensal Regional produz indicadores de curto prazo relativos ao comportamento do produto real das indústrias extrativas e de transformação. Ela apresenta, mensalmente, índices para 17 unidades da federação cuja participação é de, no mínimo, 0,5% no total do valor da transformação industrial nacional e para a região Nordeste como um todo.

Os resultados detalhados da pesquisa para o Paraná, o Brasil e outros estados podem ser consultados no Sidra, o banco de dados do IBGE. Segundo o Instituto, a próxima divulgação da PIM Regional, relativa a julho de 2025, está agendada para 12 de setembro.

GALERIA DE IMAGENS