Inscrições para cursos técnicos subsequentes da rede estadual são prorrogadas até sexta-feira

As inscrições devem ser feitas junto ao Núcleo Regional de Educação (NRE) da região do candidato ou diretamente na instituição de interesse. A oferta contempla 36 cursos entre eles Administração, Análises Clínicas, Biotecnologia, Desenvolvimento de Sistemas, Enfermagem, Farmácia, Logística, Meio Ambiente, Nutrição e Dietética e Química, entre outros.
Publicação
01/07/2026 - 11:33
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Quem já concluiu o Ensino Médio ganhou mais tempo para ingressar em um curso técnico gratuito da rede estadual. O Governo do Paraná prorrogou até esta sexta-feira (03) o prazo de inscrições para os cursos técnicos subsequentes do segundo semestre de 2026. Ao todo, são mais de 3,5 mil vagas distribuídas em 112 turmas, em todas as regiões do Estado. 

As inscrições devem ser feitas junto ao Núcleo Regional de Educação (NRE) da região do candidato ou diretamente na instituição de interesse. A oferta contempla 36 cursos entre eles Administração, Análises Clínicas, Biotecnologia, Desenvolvimento de Sistemas, Enfermagem, Farmácia, Logística, Meio Ambiente, Nutrição e Dietética, Química, Segurança do Trabalho, Estética, Gastronomia, Edificações, Eletrotécnica, Mecatrônica, Guia de Turismo, entre outros.

Os cursos fazem parte da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), modalidade que visa facilitar a inserção e a atuação do estudante no mundo do trabalho e no Ensino Superior. Organizados de acordo com os Arranjos Produtivos Locais (APLs), eles garantem que a qualificação esteja alinhada às características econômicas e às necessidades de cada região do Paraná.

Segundo o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, os cursos representam uma oportunidade de formação técnica voltada às demandas do mercado de trabalho. “Os cursos subsequentes permitem que quem já concluiu o Ensino Médio obtenha uma qualificação profissional em áreas estratégicas, ampliando as chances de inserção e crescimento no mercado de trabalho”, afirma.

De acordo com ele, a proposta vai além da formação em sala de aula, fortalecendo também a empregabilidade dos estudantes. “É um grande trabalho voltado à inserção profissional. Ainda durante o curso, os estudantes podem ser encaminhados para vagas de estágio e programas de Jovem Aprendiz na área em que estudam. Com a combinação entre teoria e prática, muitos concluem a formação já inseridos no mercado de trabalho”, complementa.

PARCERIAS – Nos últimos anos, a oferta da EPT vem crescendo na rede estadual do Paraná com a abertura de novas turmas e a ampliação de parcerias com entidades e o setor produtivo, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-PR) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-PR). O número de ingressantes em cursos técnicos no Estado saltou de 15,1 mil, em 2018, para mais de 50 mil no ano passado.

A expansão deve continuar em 2026 com a adesão de novas escolas à EPT. Ao todo, 94 instituições estaduais de diferentes regiões do Paraná passarão a ofertar quase 5 mil novas vagas em cursos técnicos.

GALERIA DE IMAGENS