A Primavera dos Museus chega à sua 19ª edição com o tema “Museus e mudanças climáticas”, definido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). No período de 24 a 28 de setembro, o Museu Oscar Niemeyer (MON) irá oferecer várias atividades que não exigem conhecimento prévio em arte de seus participantes.
A proposta do Ibram com a atual edição visa discutir o papel dos museus na preservação do patrimônio cultural brasileiro diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas.
O Museu Oscar Niemeyer inicia a programação no dia 24. Nesse dia, nos horários das 9h30 e das 4h, haverá uma edição do MON na Escola com uma oficina de livro de artista: “Páginas (im)possíveis: o livro como linguagem artística”.
Também no dia 24, às 15h, haverá a visita mediada “MON sem Paredes”. A ação irá guiar os participantes pelo jardim do museu, conversando sobre as obras ao ar livre e criando relações entre arte e natureza. Essa atividade terá a participação de intérprete de Libras.
No dia 25, às 14h, o MON irá promover a “Oficina de gravura em CD”, inspirada nas obras de Poty Lazzarotto. A oficina convidará a uma reflexão sobre como inovar os tradicionais suportes artísticos, unindo criatividade e sustentabilidade.
Na sexta-feira, dia 26, às 15h, a “Visita guiada arquitetura e acervo MON” também integrará à programação da Primavera dos Museus, oferecendo ao público uma oportunidade de conhecer o MON de uma maneira diferente.
Para encerrar, dia 28, das 11h às 15h, acontecerá o “Ateliê aberto de giz”, que virá com a proposta “de quantas formas é possível usar um mesmo material?”.
SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.
Serviço:
24, das 9h30 às 11h30 e das 14h às 16h: MON na Escola
“Páginas (im)possíveis: o livro como linguagem artística”
Atividade gratuita mediante inscrição prévia AQUI.
24, às 15h: “Visita mediada MON sem Paredes”
Atividade gratuita e sem inscrição prévia, com intérprete de Libras
Ponto de encontro em frente à bilheteria
25, às 14h: oficina “Gravura em CD”
Atividade paga, indicada para maiores de 18 anos
Ingressos disponíveis neste link.
26, às 15h: visita guiada “Arquitetura e acervo MON”
Atividade paga
Ingressos disponíveis AQUI.
Ponto de encontro em frente à bilheteria
28, das 11h às 15h: oficina “Ateliê aberto de giz”
Espaço de Oficinas (subsolo do MON)
Atividade gratuita, inscrições liberadas com 15 minutos de antecedência, seguindo ordem de chegada. Sujeito à lotação (atende 60 pessoas simultaneamente)
Indicado para adultos e crianças acima de 5 anos, mas menores de 14 devem estar obrigatoriamente acompanhados por uma pessoa adulta.