Museu da Imagem e do Som inicia ocupação no Canal da Música com o STUDIO MIS

Novo estúdio será nas dependências que antes abrigavam a Rádio Educativa, no complexo do Canal da Música. Medida une a tradição da radiodifusão paranaense às novas demandas da era digital. Acervo do espaço servirá como matéria-prima para a formação de novos profissionais e para a democratização da memória paranaense.
Publicação
24/06/2026 - 16:46
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) inicia nesta semana a primeira fase do projeto STUDIO MIS. Com o objetivo de ampliar a democratização e difusão do acervo sonoro da instituição, composto por milhares de itens – como discos, fitas magnéticas e CDs –, o Estúdio MIS viabilizará parcerias educacionais, pesquisas acadêmicas, formação técnica e novos programas sonoros. Nesta primeira fase, a equipe da instituição vai transferir o acervo e finalizar as instalações para que a ocupação do espaço comece ainda no segundo semestre de 2026.

A implementação do STUDIO MIS será nas dependências que antes abrigavam a Rádio Educativa, no complexo do Canal da Música, pertencente ao Governo do Estado. Esse movimento que representa uma nova era do MIS-PR une a tradição da radiodifusão paranaense às novas demandas da era digital, transformando o estúdio em um centro cultural. O projeto vai transpor o patrimônio sonoro físico para o digital e abrirá suas portas para receber estudantes e profissionais para a criação e produção de conteúdo, baseado no acervo até agora com alcance restrito.

Para isso, o projeto inicia sua primeira fase já neste mês de junho. Neste momento inicial, o espaço do estúdio será transformado, com algumas reformas e atualização visual e de equipamentos. A equipe do MIS-PR também dará início à transferência de acervo para o novo estúdio. Serão discos, fitas cassetes, CDs e DVDs que contêm o patrimônio sonoro do Paraná.

Luciana Casagrande Pereira, secretária estadual da Cultura, afirma que o projeto tem um impacto histórico. "Ao estabelecer o STUDIO MIS no Canal da Música, a Secretaria da Cultura efetiva uma integração idealizada há décadas, além de modernizar o acesso aos acervos e à preservação tecnológica", destacou. "O objetivo é garantir que o patrimônio seja propagado e transformado em ferramenta de inovação, servindo como matéria-prima para a formação de novos profissionais e para a democratização da memória paranaense". 

Para a diretora do MIS-PR, Mirele Camargo, a iniciativa representa uma ponte crucial entre a memória paranaense e a inovação tecnológica que contribuirá para a formação de estudantes e profissionais da área. "O novo estúdio no Canal da Música une o passado e o futuro do Paraná. Nosso objetivo é tirar a história dos arquivos trancados e levá-la para todo mundo, de forma viva e digital. Mais do que preservar o passado com alta tecnologia, esse espaço vai treinar e preparar os novos comunicadores do nosso Estado", destacou a diretora.

PRÓXIMOS PASSOS - Após a devida instalação do STUDIO MIS, começa a ocupação das salas, com profissionais do museu e alunos do Colégio Estadual do Paraná  Serão desenvolvidas pesquisas, profissionalização e programas em áudio ainda no segundo semestre de 2026 para, então, no final deste ano, serem lançados oficialmente podcasts, rádio digital e outros projetos formulados pelos pesquisadores.

GALERIA DE IMAGENS