Música, arte e mágica: escolas estaduais celebram Dia do Estudante com ações lúdicas

No Colégio Estadual Genésio Moreschi, em Colombo, as atividades ocorrem nos intervalos de aulas ao longo do dia todo, já que a escola oferta turmas nos períodos matutino, vespertino e noturno – 1,2 mil alunos são atendidos. No Brasil, o Dia do Estudante é comemorado anualmente em 11 de agosto.
Publicação
11/08/2025 - 13:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Show de mágica, caricaturas e até espetinho de frango na hora do lanche. Alunos do Colégio Estadual Genésio Moreschi, em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, se depararam com um intervalo diferenciado nesta segunda-feira (11). As atividades integram a comemoração do Dia do Estudante, celebrado de forma criativa em escolas estaduais de todo o Paraná.

“Esse é um dia que deve ser lembrado e celebrado em toda a rede estadual de educação. É também uma oportunidade para que escolas, diretores e professores promovam ações culturais, artísticas e esportivas diferenciadas, que não só contribuem para o aprendizado, como incentivam os alunos a estarem presentes”, destaca o secretário de Estado da Educação do Paraná, Roni Miranda.

“Em nome do Governo do Estado, desejo os parabéns aos estudantes paranaenses de todas as idades que, juntamente com professores e funcionários, constroem todos os dias a melhor educação do Brasil”, ressalta.

No Genésio Moreschi, as atividades lúdicas ocorrem nos intervalos de aulas ao longo do dia todo, já que a escola oferta turmas nos períodos matutino, vespertino e noturno. Pela manhã, estudantes de diferentes idades se divertiram com o show de mágica e ilusionismo contratado pela direção escolar. Os alunos também aprenderam mais sobre técnicas de desenho e ilustração e receberam caricaturas de si mesmos, produzidas por um artista profissional.

Além do lanche especial, com direito a espetinhos de frango, todos os alunos ganharam um copo com tampa e canudo, decorado com a frase “o brilho da nossa escola vem de você”, como presente pelo Dia do Estudante. A direção escolar ainda instalou uma plataforma para a gravação de vídeos em 360º no pátio do colégio, atração concorrida entre os discentes.

“O evento está sendo muito divertido, com várias atrações e brincadeiras. É até um incentivo para o aluno vir para a escola e participar desses eventos. Está sendo diferente e mais divertido do que nos outros anos”, diz Mariana de Paula, 14 anos, que cursa o 9º ano do Ensino Fundamental.

O colégio atende cerca de 1,2 mil estudantes, matriculados do 6º ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio. Desde o início do ano, a instituição integra o programa Parceiro da Escola, iniciativa da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) que otimiza a gestão de serviços administrativos das escolas, por meio de parcerias com instituições especializadas em gestão educacional. Conforme a direção da escola, a parceria com a empresa Impulso foi essencial para viabilizar a programação diferenciada do Dia do Estudante.

“Todos os anos, procuramos fazer ações para esta data, com um lanche diferente, mas nunca com tantas atrações assim. A empresa parceira foi importante para ajudar na parte administrativa e proporcionar esse momento de interação entre os alunos”, conta o diretor Thiago Giroto. “Estes momentos tornam os alunos pertencentes e acolhidos no ambiente escolar, proporcionando engajamento e networking entre os estudantes. Isso ajuda até mesmo na melhora dos índices educacionais como frequência escolar e participação mais efetiva nas atividades pedagógicas”.

As oportunidades promovidas pelo Parceiro da Escola também são notadas pelos alunos. Estudante do 9º ano do Ensino Fundamental, Débora Nicole Geraldo, de 14 anos, afirma que melhorias na infraestrutura e ações diversificadas, como as atrações do Dia do Estudante, representam um incentivo para toda a comunidade escolar.

“Muitas vezes, ficamos muito presos nas matérias e nas aulas, e ter algo diferente na escola é muito bom para se divertir e aliviar um pouco”, opina a jovem. “Teve uma mudança muito grande do ano passado para cá, principalmente na estrutura do colégio, e temos recebido muitos incentivos para vir à escola. Está sendo muito bom”.

Instituído por lei estadual, o programa Parceiro da Escola integra 82 escolas estaduais em todo o Paraná. Selecionadas em dezembro de 2024, as unidades são geridas por diretores concursados da rede estadual de educação, em parceria com as empresas Apogeu, Tom Educação e Impulso, que fazem a gestão de áreas como limpeza, segurança, fornecimento de materiais e suporte administrativo.

“O objetivo é justamente permitir que diretores e gestores pedagógicos estejam mais concentrados na qualidade educacional em si, acompanhando o progresso dos alunos e promovendo ações pedagógicas diversificadas”, explica o secretário de Estado da Educação.

APRESENTAÇÃO CULTURAL – Atividades lúdicas e diferenciadas para a celebração do Dia do Estudante marcaram a segunda-feira (11) em escolas estaduais de todo o Paraná. Em muitas delas, alunos foram presenteados com brindes ou um cardápio especial na hora do intervalo.

No Colégio Estadual Zumbi dos Palmares, também em Colombo, a atração principal foi uma apresentação cultural do projeto Mova-Se, grupo paranaense de hip-hop, que agitou os alunos no ginásio da escola. Os estudantes também receberam copos como brinde e ganharam pipoca- doce como sobremesa do lanche.

Assim como o Genésio Moreschi, o Colégio Estadual Zumbi dos Palmares faz parte do programa Parceiro da Escola, e tem a gestão administrativa compartilhada com a empresa Impulso. As ações para o Dia do Estudante também foram realizadas em conjunto com a empresa parceira.

“Devemos celebrar a data de hoje, pois os estudantes são a essência da escola. A escola é viva e alegre pela transformação que cada aluno faz todos os dias. Eles são fundamentais para a construção de novos conhecimentos e uma sociedade melhor”, destaca a diretora, Heloísa da Silva.

DIA DO ESTUDANTE – No Brasil, o Dia do Estudante é comemorado anualmente em 11 de agosto. A data foi criada em 1927 e homenageia a fundação dos dois primeiros cursos de ensino superior do país, ocorrida cem anos antes. Em 11 de agosto de 1827, o então imperador Dom Pedro I autorizou a criação de cursos de Ciências Jurídicas e Ciências Sociais em Olinda e São Paulo. Hoje, a data representa a valorização dos estudantes de todos os níveis e idades, bem como celebra os esforços para a oferta de uma educação pública inclusiva e de excelência.

GALERIA DE IMAGENS