No MON, Arte para Maiores promove roda de conversa com a artista Teca Sandrini

A atividade será uma oportunidade de imersão no universo artístico da artista curitibana, que integra a exposição “Eterno Feminino”, na Sala 7. Serão dois encontros, nos dias 5 e 12 de agosto, das 14h às 17h, no Espaço de Oficinas, localizado no subsolo do MON.
Publicação
31/07/2025 - 11:10
Editoria

O programa Arte para Maiores (APM), voltado ao público com mais de 60 anos e promovido pelo Museu Oscar Niemeyer (MON), propõe no encontro de agosto uma roda de conversa e oficina com a artista Teca Sandrini. A atividade terá dois encontros, nos dias 5 e 12 de agosto, das 14h às 17h, no Espaço de Oficinas, localizado no subsolo do MON.

A atividade será uma oportunidade de imersão no universo artístico da artista curitibana Teca Sandrini, que integra a exposição “Eterno Feminino”, na Sala 7. O encontro trabalhará sua trajetória a partir da fase das "Polacas" e dos "Fragmentos" até suas criações mais recentes, as "Manchas".

A mostra revela como sua arte explora a realidade, o cotidiano feminino e a transição para a abstração, com criações desde a década de 1960. A curadoria de Maria José Justino e reúne cerca de 126 pinturas, desenhos, gravuras e esculturas.

A programação inclui uma roda de conversa sobre “Eterno Feminino”, em exibição na Sala 7. Em seguida, os participantes serão convidados a participar de uma oficina artística conduzida pela artista.

Para participar é necessário a inscrição antecipada por meio de formulário. A atividade é gratuita e a entrada no Museu é livre para pessoas com mais de 60 anos.

APM – O premiado Arte para Maiores, oferecido pelo MON desde 2014, é um programa educativo que proporciona ao público maior de 60 anos a sensibilização para a arte e pela arte. A ação promove encontros presenciais e virtuais, visitas mediadas em sala expositiva, atividades de experiência artística e dinâmicas de integração.

ARTISTA – Teca Sandrini (Curitiba, 1944) é uma figura proeminente no cenário artístico brasileiro, distinguindo-se por sua expressiva produção artística e por sua atuação como gestora cultural. Formada em pintura pela Escola de Música e Belas Artes (Embap), em 1967, a artista utiliza também outras linguagens, como a gravura e escultura. Para além de sua produção autoral, Teca Sandrini dedicou-se ao campo cultural como professora, curadora e administradora e atuou como diretora cultural do Museu Oscar Niemeyer entre 2011 e 2017.

SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Serviço:

Arte para Maiores – Encontro sobre a exposição O Eterno Feminino com a presença da artista Teca Sandrini

Mediação e oficina

5 e 12 de agosto

Das 14h às 17h

Espaço de Oficinas - Subsolo do MON

Inscrição AQUI

Museu Oscar Niemeyer

Rua Marechal Hermes, 999 - Centro Cívico - Curitiba

GALERIA DE IMAGENS