Referência nacional na formação de bailarinos, a Escola de Dança Teatro Guaíra (EDTG) abre em 16 de outubro as inscrições para o ano letivo de 2026. Com tradição de quase 70 anos, a EDTG é uma das únicas escolas públicas de dança do País. Atualmente, cerca de 110 alunos participam gratuitamente da formação mantida pelo Governo do Paraná.
O edital, divulgado nesta quarta-feira (1º), oferece vagas do nível preparatório ao aperfeiçoamento. Podem se inscrever crianças e jovens de 8 a 17 anos, que terão a oportunidade de cursar o Curso Livre de Formação do Artista Bailarino, com duração de sete anos. As inscrições vão até o dia 5 de dezembro de 2025.
Todos os detalhes e documentos estão disponíveis aqui no site do Teatro Guaíra, na página da Escola. Acesse AQUI.
Para fazer a inscrição é necessário seguir os seguintes procedimentos: ler atentamente o Edital do Processo Seletivo e o Manual do Aluno; preencher corretamente e imprimir o formulário de inscrição; e entregar o formulário de inscrição (em duas vias), na Secretaria da EDTG, localizada no Centro Cultural Teatro Guaíra (Rua Amintas de Barros, 70, no Centro de Curitiba), de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h.
As inscrições também poderão ser enviadas via Sedex, postadas até 5 de dezembro de 2025. Não serão aceitas inscrições pela internet ou outros meios.
A homologação das inscrições será publicada no site do Teatro Guaíra até 11 de dezembro de 2025, e as provas acontecem nos dias 9 e 10 de fevereiro de 2026.
EDTG – A Escola de Dança Teatro Guaíra é o corpo artístico mais antigo do Teatro Guaíra, que celebrará 70 anos em 2026. Ela foi criada em abril de 1956 com o objetivo de formar bailarinos de qualidade que mais tarde iriam suprir a futura Companhia de Dança do Teatro.
A escola oferece um curso com sete anos de duração, do nível preparatório ao aperfeiçoamento, com aulas de balé clássico, dança contemporânea e estudos do movimento. O ingresso ocorre por meio de processo seletivo público.