A Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), e a Polícia Federal, com o apoio do Núcleo Especial de Polícia Marítima (NEPOM), apreenderam cerca de 3,2 toneladas de maconha na manhã desta quinta-feira (18), em Palotina, no Oeste. A ação ocorreu no âmbito da Operação Sinergia III.
A ocorrência teve início após uma denúncia anônima informar que um caminhão-baú estaria estacionado em um posto de combustível em Palotina, supostamente transportando ilícitos. As equipes foram até o local e confirmaram a presença do veículo.
O motorista, que estava na cabine, foi abordado e, mesmo negando transportar algo ilegal, demonstrou nervosismo, levantando suspeitas dos policiais. Durante a inspeção no compartimento de carga, que parecia vazio, as equipes notaram parafusos com marcas recentes de uso e um material isolante aparentemente novo na parte frontal da carreta.
A partir desses indícios, os agentes removeram alguns parafusos e descobriram um fundo falso, onde localizaram a droga. O prejuízo ao crime é de R$ 6 milhões.
Diante dos fatos, o motorista, de 46 anos, recebeu voz de prisão e foi levado, junto com o caminhão e a carga de drogas, para a Delegacia de Polícia Federal de Guaíra.
A Operação Sinergia faz parte da Missão Paraná II, uma ação da Secretaria da Segurança Pública que visa fortalecer a segurança pública por meio da integração e cooperação entre as forças policiais, intensificando o combate a crimes como o tráfico de drogas e aproximando a polícia da sociedade.