PMPR apreende 1 tonelada de maconha em Tapira: prejuízo ao crime é de R$ 2 milhões

A apreensão aconteceu na tarde de quarta-feira (10) no município da Região Noroeste, durante a Operação Protetor de Divisas e Fronteiras, que tem objetivo de desarticular grupos criminosos e reduzir a circulação de drogas, principalmente em rota de contrabando de mercadorias ilícitas nas regiões de fronteiras.
Publicação
11/09/2025 - 09:10

Confira o áudio desta notícia

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) apreendeu 1 tonelada de maconha e causou um prejuízo de R$ 2.074.000,00 ao crime organizado. A apreensão aconteceu na tarde de quarta-feira (10) em Tapira, na região Noroeste, durante a Operação Protetor de Divisas e Fronteiras.

 Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Operação Protetor das Divisas e Fronteira está inserida no Programa Nacional de Enfrentamento das Organizações Criminosas (ENFOC) e tem o objetivo de desarticular grupos criminosos e reduzir a circulação de drogas, principalmente em rota de contrabando de mercadorias ilícitas nas regiões de fronteiras.

"Esta apreensão de uma tonelada de maconha, que poderia abastecer o tráfico em diversas cidades, é um reflexo do trabalho incansável de nossas equipes. Mais uma vez, é possível notar que as forças de segurança do Paraná trabalham para enfraquecer o crime organizado e garantir a segurança de nossa população", afirmou o secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira.

Uma equipe do batalhão realizava patrulhamento na rodovia PR-082, perto de Tapira, quando notou um carro, Fiat/Strada, de cor cinza, em alta velocidade e fazendo ultrapassagens perigosas. Os policiais deram a ordem de parada, mas o motorista não obedeceu e fugiu.

Após ser perseguido por aproximadamente 15 quilômetros, o suspeito arremessou o carro contra um monte de terra na entrada de Tapira e fugiu a pé, não sendo localizado. Durante a busca no veículo, a polícia encontrou a droga na carroceria e na parte interna do carro. O total de maconha apreendida foi de 1 tonelada. O veículo e a droga foram levados para Delegacia de Polícia Civil (PCPR) de Cidade Gaúcha.

Para o comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva, a operação é uma demonstração da efetividade das ações de fronteira no combate ao tráfico e da capacidade de resposta da corporação para atuar de forma integrada e estratégica. "Recentemente, inauguramos uma base estratégica do BPFron em Cascavel. Isso reforça a missão do Paraná com seu cidadão, promovendo a segurança pública e sufocando financeiramente o crime organizado, garantindo maior segurança à sociedade paranaense", finalizou.

GALERIA DE IMAGENS