PR-323 entre Umuarama e Iporã será duplicada na nova concessão

A nova duplicação da PR-323 começa em Umuarama, a partir da pista já duplicada, no km 304, próximo ao entroncamento com a PR-468, e segue até o final da rodovia, no km 349, entroncamento com a PRC-272, em Iporã. 
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10/10/2025 - 08:50

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A ligação entre Umuarama e Guaíra, que inclui trechos das rodovias PR-323, PRC-272 e BR-272, passará a ser concedida no Lote 4. O leilão está marcado para o dia 23 de outubro na B3, a Bolsa de Valores do Brasil, e todos os detalhes da concessão estão disponíveis no edital publicado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Esta é a última matéria da Agência Estadual de Notícias do Paraná (AEN) sobre as principais obras do Lote 04, abordando o restante das obras na PR-323 e o que está previsto para as demais rodovias até Guaíra.

A nova duplicação da PR-323 começa em Umuarama, a partir da pista já duplicada, no km 304, próximo ao entroncamento com a PR-468, e segue até o final da rodovia, no km 349, entroncamento com a PRC-272, em Iporã. A PRC-272 também terá um trecho de duplicação, a partir deste ponto, com extensão de 3,8 quilômetros.

UMUARAMA – Umuarama terá um novo viaduto em seu território, dentro da nova duplicação da PR-323. Será um Parclo, que funciona como um retorno em desnível, no km 307

PEROBAL – No território de Perobal também serão construídos dois Parclos, no km 310 e km 319. No perímetro urbano está previsto um viaduto do tipo Diamante, em que há uma saída e um acesso para a rodovia principal em ambos os sentidos pela pista da direita, no km 315, substituindo a rotatória com a Avenida Imbúia, e uma passarela no km 316.

Um segundo Diamante será construído no km 322, acesso para a localidade de Cedro, e um viaduto Trombeta, que possui três ramos de acesso, será implantado no km 321, entroncamento com a PR-486.

CAFEZAL DO SUL – Em Cafezal do Sul serão implantados Diamantes no entroncamento com a PR-485, no km 326+640, e na rotatória com a Rua Manoel Vicente do Carmo, no km 326+970. Ainda dentro da cidade, serão implantadas vias marginais em ambos lados da PR-323 do km 326 ao km 327, bem como uma ciclovia neste mesmo trecho.

O município terá ainda um Parclo no km 331, e um Diamante no km 336, conectando os lados norte e sul do distrito de Guaiporã, que também ganhará marginais entre o km 335 e o km 336.

IPORÃ – No último trecho da PR-323, no território de Iporã, serão construídos Parclos no km 341 e km 345.

Já no perímetro urbano, a rotatória que liga a PR-323 com a PRC-272 será substituída por um Diamante, com outro Diamante sendo construído no lugar da rotatória da PRC-272 com a PR-490. Entre os dois viadutos novos, além da duplicação, também será implantada ciclovia e via marginal, do km 505 ao km 509, e uma passarela para pedestres no km 507.

Após o perímetro urbano, ainda serão implantadas uma faixa adicional do km 509 ao km 512, e do km 513 ao km 518.

UMUARAA
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN


FRANCISCO ALVES – Em Francisco Alves, no último trecho da PRC-272 no Lote 4, será implantada faixa adicional do km 519 ao km 521. No perímetro urbano, quando começa o trecho que será concedido da BR-272, serão implantadas uma via marginal e uma ciclovia, do km 526 ao km 527.

E mais adiante, já próximo ao Rio Piquiri, a BR-272 também ganha uma faixa adicional do km 539 ao km 540.

TERRA ROXA – No território de Terra Roxa serão implantados três segmentos de faixas adicionais, do km 545 ao km 552, do km 553 ao km 555, e do km 557 ao km 560.

GUAÍRA – Em Guaíra a BR-272 será duplicada do km 566 ao km 568, em uma extensão de 2,2 quilômetros, com a implantação de um viaduto do tipo Diamante no km 568, entroncamento com a BR-163.

Também serão implantadas faixas adicionais do km 560 ao km 563, do km 565 ao km 566, e do km 568 ao km 571.

Confira neste mapa a localização das obras que serão feitas ao longo do trecho.

LOTE – O edital do Lote 4 das concessões rodoviárias prevê também os novos contornos de Maringá e Londrina, a duplicação da BR-376 entre Paranavaí e Nova Londrina, os contornos de Nova Londrina e Itaúna do Sul, e a duplicação da PR-322 entre Maringá e Umuarama. Confira neste mapa todas as principais obras do lote 4. 

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