Palcos Sunset do Verão Maior apresentaram 52 bandas paranaenses aos veranistas

No total foram 52 shows de artistas selecionados por meio de edital Palco Paraná, da Secretaria da Cultura. Apresentações ao pôr do sol criaram uma rotina de celebração ao ar livre e experiências culturais que marcaram a programação artística e ajudaram a fomentar o turismo e o comércio em praias e regiões ribeirinhas.
Publicação
02/02/2026 - 16:00

Confira o áudio desta notícia

Os Palcos Sunset, uma das grandes atrações do Verão Maior Paraná, levaram milhares de veranistas a shows gratuitos de artistas paranaenses nos finais de tarde da temporada. As apresentações, que aconteceram entre os dias 6 e 31 de janeiro, criaram uma rotina de celebração ao ar livre e experiências culturais que marcaram a programação artística e ajudaram a fomentar o turismo e o comércio em praias e regiões ribeirinhas.

No total, foram 52 shows de artistas selecionados por meio do edital Palco Paraná, da Secretaria da Cultura, que registrou recorde de inscrições nesta edição. Os Palcos Sunset foram instalados em Guaratuba, Caiobá e Shangri-lá, no Litoral, e também em Porto Rico e Porto São José, no Noroeste do Paraná.

“Veranistas e moradores tiveram a oportunidade de conhecer e aproveitar, sempre gratuitamente, um importante recorte dos talentos musicais de todo o Paraná”, afirmou a secretária estadual da Cultura, Luciana Casagrande Pereira. “Os Palcos Sunset se consolidaram em mais uma edição do Verão Maior como uma grande janela da vibrante e diversificada produção cultural paranaense, e mais do que isso, como uma política pública de fomento e incentivo que conecta artistas e público de maneira ímpar”.

Ao comentar a experiência de tocar na orla da Praia Central de Guaratuba, Raule Alves, trombonista e vocalista da Big Time Orchestra, destacou a importância da iniciativa para os artistas locais. “A gente agradece ao Governo do Estado por abrir essa oportunidade para as bandas paranaenses. Esse contato com o público é muito importante, é inclusão de verdade”, afirmou. “Todo mundo saiu encharcado de suor, mas feliz, com uma energia incrível, ainda mais aqui, com esse visual”.

Já Diego Leonardo, de Matinhos, que abriu a programação do Palco Sunset de Caiobá, afirma que se apresentar em casa foi um presente. “Eu estou muito feliz, porque é a primeira vez que toco no Verão Maior, e desde que soube que eu abriria esta festa, foi uma ansiedade por poder tocar para os amigos, a família e, também, mostrar o meu trabalho para quem vem de fora. Não tem como descrever a felicidade que sinto”, disse.

Gabriela Freitas, veterana do Verão Maior Paraná, voltou ao festival em um novo momento da carreira, agora em trajetória solo, após ter participado de uma edição anterior como dupla. Para a cantora, a apresentação teve um significado especial. “Para mim é uma honra fazer parte do Verão Paraná. A carreira solo é um passo enorme pra mim, eu estou muito contente de estar aqui, muito feliz e quero agradecer ao governo pela oportunidade”, afirmou.

O vocalista Luiz Ricardo Lima, que lidera a banda Jeito a Mais há seis anos, destacou o crescimento do público em relação à primeira participação do grupo no festival, na temporada 2023/2024, em Shangri-lá. “A primeira coisa que eu já reparei quando eu cheguei é que tem mais gente, é bacana e a gente está feliz demais”.

Para ele, o palco dedicado aos artistas paranaenses pode abrir portas. “É muito importante para o nosso trabalho, é uma vitrine muito grande. A visibilidade que a gente ganha saindo daqui gera outros shows pra gente também”, destacou.

SUCESSO DE PÚBLICO – De Cornélio Procópio, Joselaine de Andrade Mariano acompanhou a programação musical em Guaratuba, que, segundo ela, oferece um clima familiar. “Essa combinação entre praia e música ao vivo é um diferencial. É a primeira vez que participamos e achamos ótimo”, disse.

Já Bruna Rodrigues, de Apiaí (SP), considera que a música ao vivo valoriza o fim de tarde na praia. “Isso faz a diferença, principalmente nesse horário do pôr do sol, com uma programação que atende públicos de todas as idades, a família toda”, afirmou. Mesmo entusiasmo de Patrícia Jacob, de Fortaleza (CE), que visita Caiobá pela primeira vez e aprovou a experiência. “Estou gostando muito do verão no Paraná, curtindo shows incríveis e de graça, a galera aqui é show”, contou.

Quem também curtiu a programação foi Meire Paim, de Ponta Porã (MS), na fronteira com o Paraguai. É a primeira vez que venho para o Verão Maior aqui em Caiobá e estou amando, tem muita coisa legal, música, esporte, atividades para todas as idades”.

VERÃO MAIOR – A programação de shows gratuitos por artistas paranaenses nos Palcos Sunset já se encerrou, mas os shows nos palcos principais do Verão Maior Paraná seguem até o dia 8 de fevereiro, com oito grandes atrações agitando as praias de Matinhos e Pontal do Paraná.

GALERIA DE IMAGENS