Paraná disputa melhor destino Sustentável e de Negócios; votação encerra na sexta-feira

O Paraná está na disputa em duas categorias do “M&E Awards - Destinos do Ano 2026”, concurso realizado pelo Mercado & Eventos. O prazo para votar no Estado como destino destaque na Sustentabilidade e no Turismo de Negócios e Eventos (MICE) encerra no próximo dia 27.
Publicação
23/03/2026 - 15:19
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Paraná está na lista dos Destinos do Ano 2026 do Mercado & Eventos, um dos principais veículos de comunicação do turismo. Até sexta-feira (27), é possível votar para que o Estado seja eleito em duas categorias em que participa: destaque na Sustentabilidade e no Turismo de Negócios e Eventos (MICE).

O Mercado & Eventos é um dos principais veículos de comunicação do turismo, responsável por mostrar tendências e os principais destinos e atrativos nacionais e estrangeiros. Ao todo, 15 estados brasileiros concorrem em 10 categorias (alguns disputando mais de uma seção).

O resultado deve ser divulgado no dia 30 de março e a entrega dos troféus acontece na WTM Latin América, em São Paulo (SP), em 14 de abril. Para votar clique AQUI.

“O Paraná é, hoje, um destino de destaque, que disputa títulos em categorias relevantes do turismo nacional ao lado de outras grandes potências brasileiras, cada qual com sua particularidade”, disse Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná – órgão de promoção vinculado à Secretaria do Turismo (Setu-PR).

A escolha dos concorrentes passou por uma curadoria de especialistas do trade, diretores e repórteres do veículo. Com objetivo de destacar setores como geração de resultados e inovação, a escolha dos estados e quais categorias disputam se baseou em dados oficiais, desempenho em ações promocionais, produtos e a contribuição efetiva para o turismo nacional.

OUTRA PREMIAÇÃO - O Paraná também é destaque no Prêmio O Melhor do Turismo Brasileiro, organizado pelo Viagem Estadão. Ao todo, o concurso conta com 25 categorias, das quais já foram revelados os três potenciais ganhadores de cada. A lista de finalistas contou com uma curadoria da FIA Business School, uma escola de negócios que levou em conta avaliações de quantidade e qualidade dos concorrentes.

O Estado está elencado na categoria “Destino de Ecoturismo”, onde Foz do Iguaçu (Oeste) concorre ao lado dos Lençóis Maranhenses (MA) e Chapada Diamantina (BA); enquanto Curitiba disputa, ao lado de Brasília (DF) e São Paulo (SP), como Destino de Negócios (MICE).

Além dos municípios, o “Hotel das Cataratas, A Belomd Hotel” concorre ao lado do Fasano Rio de Janeiro (RJ) e Palácio Tangará (SP) na categoria Hotel de Luxo. A hospedagem paranaense oferece uma experiência exclusiva ao turista: ela está inserida no Parque Nacional do Iguaçu, um Patrimônio Natural Mundial, e tem vista para as famosas Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo.

A premiação se organiza em três pilares: Destinos; Infra & Serviços; e Hotelaria. Os vencedores serão anunciados em 23 de abril, durante uma cerimônia no hotel Wish Foz do Iguaçu.

GALERIA DE IMAGENS