Paraná é destaque nacional e conquista duas premiações de inovação na gestão pública

Premiações foram conquistadas no 25º Congresso de Tecnologia e Inovação na Gestão Pública (Conip 2025). O resultado consolida o Estado como um dos mais eficientes e criativos do Brasil na implementação de soluções tecnológicas que beneficiam a população e modernizam a administração pública.
Publicação
29/08/2025 - 18:01

Confira o áudio desta notícia

O Paraná conquistou duas das cinco premiações de excelência na gestão pública no 25º Congresso de Tecnologia e Inovação na Gestão Pública (Conip 2025). O resultado consolida o Estado como um dos mais eficientes e criativos do Brasil na implementação de soluções tecnológicas que beneficiam a população e modernizam a administração pública. Os prêmios foram entregues nesta quinta-feira (28), em Brasília.

O destaque ficou com o Escritório de Projetos Executivos de Engenharia e Arquitetura e Urbanismo (Projetek), vencedor na categoria Políticas Públicas. Desenvolvido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em parceria com as sete universidades estaduais, o programa foi reconhecido pelos avaliadores pela capacidade de unir conhecimento acadêmico e demandas concretas dos municípios, gerando economia, eficiência e impacto social em várias regiões do Estado.

A Prefeitura de Curitiba foi contemplada pelo Sistema Integrado de Gestão de Manutenção Urbana (Sigmu Cidades), implementado pela Secretaria da Administração e Tecnologia da Informação da Capital.

PROGRAMA DO ESTADO - O Projetek é um programa do Governo do Estado que oferece, gratuitamente, a elaboração de projetos de engenharia e de arquitetura para municípios de pequeno porte. Com foco em cidades de até 30 mil habitantes, a iniciativa já viabilizou a elaboração de 87 projetos para 59 municípios, gerando uma economia de R$ 101 mil para os cofres públicos. O programa utiliza tecnologia avançada na área da construção civil, como a metodologia BIM (Building Information Modeling), que assegura mais precisão, redução de custos e sustentabilidade nas obras públicas.

Para o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, o prêmio consolida uma estratégia estadual que transforma conhecimento científico em resultados concretos. “A vitória do Projetek evidencia a força do modelo paranaense de gestão, que integra governo, universidades e municípios em prol do desenvolvimento regional”, afirma o gestor. “Esse novo reconhecimento nacional reforça o compromisso do Paraná com a modernização, a transparência e a eficiência, servindo como inspiração para outros estados”.

O assessor da Diretoria de Ciência e Tecnologia da Seti, Ricardo Rocha de Oliveira, responsável pela coordenação do Projetek, ressalta a eficiência do modelo ao transformar conhecimentos teóricos em aplicação prática. “O que torna este programa singular é que os projetos são desenvolvidos por estudantes de graduação e profissionais recém-formados, unindo o conhecimento técnico-acadêmico à experiência prática, o que resulta em soluções inovadoras e economicamente viáveis para os municípios”, explica.

LEGADO E FUTURO – Na categoria Gestão Interna, por exemplo, a Prefeitura de Curitiba foi contemplada pelo Sistema Integrado de Gestão de Manutenção Urbana (Sigmu Cidades), implementado pela Secretaria da Administração e Tecnologia da Informação.

A dupla conquista do Paraná no Conip 2025 reconhece iniciativas consolidadas e abre caminho para novas inovações na administração pública.

O Estado dividiu o palco com outros grandes projetos nacionais, selecionados entre 74 iniciativas inscritas e 15 finalistas. O Rio Grande do Sul levou o prêmio na modalidade Inteligência Artificial, com um projeto do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região. O Governo de Minas Gerais venceu na categoria Transformação e Inovação Digital, enquanto o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco recebeu o prêmio em Serviço ao Cidadão.

TRAJETÓRIA – No ano passado, também com o Projetek, o Paraná conquistou o Prêmio Excelência em Competitividade, do Centro de Liderança Pública (CLP). A edição da premiação recebeu, ao todo, 292 inscrições de ações, projetos e programas de todos os estados brasileiros, o que destacou ainda mais o mérito da conquista paranaense.

GALERIA DE IMAGENS