O Paraná será o centro das discussões nacionais sobre políticas públicas de emprego e renda com a realização da 147ª Assembleia Geral Ordinária do Fórum Nacional de Secretários do Trabalho (Fonset). O encontro acontecerá no dia 7 de novembro, em Foz do Iguaçu, e integra a programação do “Protagonistas do Trabalho”, evento estadual que ocorre de 5 a 7 de novembro, reunindo representantes das Agências do Trabalhador de todo o Estado.
Durante o Protagonistas do Trabalho, prefeitos, vereadores, secretários municipais, chefes dos Núcleos Regionais do Trabalho (NRTs), gerentes, atendentes de intermediação de mão de obra e seguro-desemprego das Agências do Trabalhador vão participar de palestras, painéis temáticos e atividades voltadas à capacitação técnica, integração institucional e fortalecimento das políticas públicas de trabalho, emprego e renda.
Entre os convidados e palestrantes estarão autoridades do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Organização Internacional para as Migrações (OIM), Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) e Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados, além de gestores estaduais que compartilharão boas práticas e experiências de gestão da rede Sine em seus estados.
Na programação, estão previstos debates sobre temas como políticas públicas de empregabilidade, qualificação profissional, seguro-desemprego, abono salarial e o papel do Sistema Público de Emprego como vetor de desenvolvimento local. O encerramento do evento será marcado pela realização da 147ª Assembleia Geral Ordinária do Fonset, que reunirá secretários do trabalho de todo o país para deliberações administrativas e discussão de diretrizes nacionais do setor.
De acordo com o secretário do Trabalho, Qualificação e Renda do Paraná, Do Carmo, sediar o evento é um reconhecimento ao trabalho realizado pelo Estado na modernização e expansão da rede de atendimento ao trabalhador.
“É uma honra para o Paraná sediar a Assembleia do Fonset, evento que coloca o nosso Estado no centro das discussões sobre políticas públicas de trabalho e renda. Esses encontros fortalecem a integração entre gestores, ampliam o diálogo com o governo federal e reafirmam o compromisso do Paraná em oferecer um atendimento cada vez mais eficiente ao trabalhador e ao empregador”, afirmou.
CAPACITAÇÕES NO PARANÁ – As capacitações para as Agências do Trabalhador no Paraná antecederam o grande encontro estadual e foram realizadas em oito etapas presenciais, abrangendo as 12 regionais do Estado: Curitiba, Paranaguá, Ponta Grossa, Guarapuava, Campo Mourão, Londrina, Maringá, Umuarama, Cascavel, Foz do Iguaçu, Jacarezinho e Pato Branco.
O objetivo foi padronizar procedimentos, atualizar práticas de atendimento e fortalecer o trabalho integrado entre as equipes das Agências do Trabalhador, preparando os servidores para o evento final do Protagonistas do Trabalho.
O ciclo de capacitações começou em Curitiba, no dia 8 de julho, com a participação das regionais de Curitiba e Paranaguá. Na sequência, foram realizadas edições em Curitiba (5 de agosto) para Ponta Grossa e Guarapuava; Maringá (14 de agosto), reunindo Campo Mourão, Londrina, Maringá e Umuarama; Cascavel (2 de setembro); Foz do Iguaçu (7 de outubro); e Jacarezinho (15 de outubro). A última etapa acontecerá por videoconferência para a regional de Pato Branco, no dia 29 de outubro.



