Plano de aplicação dos recursos da política Aldir Blanc deve ser enviado até domingo

O PAR deve detalhar metas, ações, atividades e valores previstos no Plano de Ação cadastrado previamente na Plataforma Transferegov. Ele orienta a aplicação dos recursos da PNAB e constitui a última etapa obrigatória para garantir os valores do segundo ciclo de repasses.
Publicação
26/08/2025 - 11:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Estados e municípios têm domingo, até 31 de agosto, para enviar ao Ministério da Cultura (MinC) os Planos de Aplicação dos Recursos (PAR). O documento, essencial para a execução da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), deve ser preenchido por meio da plataforma CultBR.

O PAR deve detalhar metas, ações, atividades e valores previstos no Plano de Ação cadastrado previamente na Plataforma Transferegov. Ele orienta a aplicação dos recursos da PNAB e constitui a última etapa obrigatória para garantir os valores do segundo ciclo de repasses. Apenas os entes que enviarem o documento dentro do prazo serão habilitados pelo MinC.

O preenchimento deve contar com a participação social, por meio dos conselhos de cultura, dos agentes culturais locais e da população. Acesse AQUI o modelo de PAR divulgado pelo Ministério da Cultura para auxiliar os entes no processo.

Em caso de dúvidas, o Ministério da Cultura faz plantões de atendimento ao vivo às segundas, quartas e sextas-feiras, mediante agendamento prévio neste link. Além disso, o canal do MinC no YouTube disponibiliza um tutorial com o passo a passo do preenchimento e envio do PAR.

Serviço:

Envio do Plano de Aplicação dos Recursos da PNAB

Até 31 de agosto de 2025

Via plataforma CultBR

GALERIA DE IMAGENS