A unidade temporária do Poupatempo em Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, começou a funcionar nesta quinta-feira (13). Novo modelo de atendimento presencial integrado do Governo do Estado, o Poupatempo concentra serviços de diferentes órgãos e autarquias em um só local. Em Rio Bonito do Iguaçu a unidade está localizado na garagem da casa paroquial.
A ação emergencial foi organizada pelo Governo do Estado para garantir que as famílias afetadas possam refazer seus documentos pessoais e ter acesso a programas de reconstrução e assistência social. No local, os moradores têm acesso à emissão de primeira e segunda via do documento de identidade, além de baixa de veículos, emissão de guias do Detran-PR e da segunda via da CNH.
"Nosso principal foco na unidade é na emissão da identidade, para facilitar que os afetados pelo tornado possam fazer o cadastro em iniciativas de apoio”, explicou o atendente multitarefas Samuel Henrique.
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A Polícia Civil também atua na unidade do Poupatempo de Rio Bonito do Iguaçu para dar celeridade na expedição da Carteira Nacional de Identidade (CNI) e também na orientação de cartórios de registro.
Para o morador José Godoy, ter esse serviço é importante para a reconstrução da vida. “O atendimento foi rápido porque tinha atualizado minha identidade recentemente, então, só com a minha certidão de nascimento foi possível emitir a segunda via", contou.
Além do atendimento personalizado, quatro totens de autoatendimento estão disponíveis, permitindo o acesso a outros serviços digitais do Governo do Estado. Onze servidores foram deslocados de outras unidades fixas para o município, sendo dez atendentes e um técnico de tecnologia da informação. O funcionamento ocorre na segunda-feira, a partir das 13h; terça, quarta e quinta, das 8h às 17h; e sexta das 8h às 13h.
A previsão inicial é de que o atendimento emergencial siga até o fim de novembro, podendo ser prorrogado conforme a necessidade do município.
POUPATEMPO PARANÁ – A primeira unidade do Poupatempo Paraná foi inaugurada no dia 2 de outubro, em Curitiba. Até o momento, além da Capital (que já tem duas unidades em operação), Londrina, Ponta Grossa e São José dos Pinhais já estão com unidades funcionando. O objetivo é ampliar a oferta de serviços públicos de forma mais ágil, acessível e próxima do cidadão.
















