A Secretaria estadual da Educação (Seed-PR) reforça que estudantes da rede pública paranaense que terminaram o Ensino Médio em 2025 e pretendem ingressar no Ensino Superior em 2026 têm até esta segunda-feira (02) para se inscreverem no programa Aprova Paraná Universidades. Os interessados devem acessar o sistema Aprova, disponível na página do programa, e se candidatar às vagas pretendidas.
“É muito importante que os estudantes se inscrevam no programa”, alerta o secretário da Educação, Roni Miranda. “O Aprova Paraná Universidades é uma oportunidade única de acesso às nossas universidades estaduais, além de possibilitar um futuro brilhante para os alunos", afirma.
O Aprova Paraná Universidades é uma iniciativa das Secretarias da Educação (Seed-PR) e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e reserva até 20% das vagas das universidades estaduais paranaenses para estudantes que concluíram o Ensino Médio na rede pública. O programa foi um sucesso já em sua primeira edição, em 2024. Foram mais de 30 mil inscrições, o que garantiu o acesso de cerca de 1,6 mil estudantes ao Ensino Superior nas sete universidades estaduais do Paraná.
INSCRIÇÃO – O candidato que deseja se inscrever deve fazer o login no sistema Aprova, conferir seus dados pessoais e confirmar o interesse em participar do processo seletivo. O candidato deverá optar por um ou dois cursos na universidade pretendida, podendo indicar a ordem de preferência entre eles.
Uma vez realizada a inscrição, é possível conferir a classificação provisória no curso escolhido. O programa utiliza a pontuação obtida nas questões objetivas e na redação da Prova Paraná Mais. Tendo obtido nota superior a zero na redação, o candidato terá sua inscrição homologada.
É importante frisar que as universidades estaduais possuem critérios diferentes para a seleção. Assim, as notas dos candidatos poderão sofrer variações a depender da instituição e do curso escolhido. Os resultados provisórios e listas de espera para as vagas pretendidas serão divulgados a partir das 8h de sexta-feira (6), exclusivamente na página do Aprova.
OPORTUNIDADE ÚNICA – Ana Luiza Comim Henrique (19) já estava na última série do Ensino Médio quando se decidiu pelo curso de Medicina. “Sempre fui um pouco indecisa, por isso queria esperar até o terceiro ano para me decidir. Mas sempre soube que seria algo na área da Saúde”, conta ela.
Natural de Mandaguari, no Noroeste do Estado, Ana Luiza tinha consciência de que não seria fácil ingressar em Medicina, cujo vestibular é conhecido pelo nível de exigência nos estudos e grande concorrência por vaga. Por isso, ela já estava preparada para passar mais algum tempo estudando antes de ser aprovada no vestibular.
Mas foi então que Ana Luiza soube que poderia disputar uma vaga no ensino público superior pelo Aprova Paraná Universidades. Ela se informou melhor na secretaria da escola em que estudava e, depois de um bom desempenho na Prova Paraná Mais, se candidatou ao curso de Medicina da Universidade Estadual de Maringá (UEM) pelo programa.
Ao contrário do que imaginava, ela não precisou esperar muito tempo: em março do ano passado, logo após concluir o Ensino Médio, Ana Luiza viu seu nome entre os aprovados para o curso de medicina da UEM.
Hoje, já universitária, Ana Luiza avalia que o esforço e a dedicação valeram a pena e encoraja aqueles alunos que, como ela, têm o sonho de ingressar no Ensino Superior. “Poder estudar em uma universidade pública é um ponto de virada para qualquer pessoa e com certeza traz excelentes oportunidades a quem se dedica e estuda bastante”, pondera. “Para mim, o Aprova Paraná representou a realização de um sonho e a chance de mudar de vida”, comemora Ana Luiza.



