Como forma de promover o diálogo e uma maior aproximação com a arte, o programa do Museu Oscar Niemeyer “Arte para Maiores (APM)” convida pessoas com mais de 60 anos para uma conversa virtual com o artista Mano Penalva e com curador Felipe Scovino, da mostra Moiré Bereguedê, que está em exposição na Sala 2 do MON.
Neste mês haverá três encontros do APM: dois presenciais, ministrados pelos educadores do Museu nos dias 6 e 13, e um online, no dia 20, com o artista e o curador da exposição. Todos serão gratuitos, mediante inscrição prévia, e acontecem das 14h às 17h. Para participar é necessário fazer a inscrição neste LINK.
A atividade presencial se divide entre uma visita mediada e uma oficina inspirada nas obras presentes na instalação, convidando participantes para um momento de pausa, reflexão e reconexão com a arte.
A EXPOSIÇÃO - A mostrar “Moiré Bereguedê – Mano Penalva”, realizada pelo Museu Oscar Niemeyer, reúne esculturas, pinturas, colagens e vídeos da produção recente do artista. A curadoria é assinada por Felipe Scovino.
Com sua obra, o artista realça a ideia de que a exponencial proliferação de objetos e imagens não se destina a treinar a percepção ou a consciência, mas insiste em fundir-nos a eles.
O PROGRAMA - O Arte para Maiores, oferecido pelo MON desde 2014, é um programa educativo que proporciona ao público maior de 60 anos a sensibilização pela arte. O programa promove encontros presenciais e virtuais, visitas mediadas em salas expositivas, atividades de experiência artística e dinâmicas de integração.
EDUCADORES - Leonardo Matuchaki é historiador e educador museal nascido em Curitiba. Há mais de uma década atua como colaborador do MON, onde desenvolve e conduz iniciativas que dialogam com pessoas com mais de 60 anos, no Arte para Maiores, e com educadores, no MON na Escola, integrando criação, escuta, bem-estar e experiências coletivas.
Samantha Baldissera é educadora, artista e mentora de criatividade. Faz parte da equipe MON desde 2022. É formada em Artes Visuais, com pós-graduação em Gestão Cultural e Neurociência, Educação e Desenvolvimento Infantil, em andamento. Tem experiência na área de artes, com criação de oficinas para públicos diversos.
Serviço:
Arte para Maiores | Moiré Bereguedê
Dias 6, 13/10 (presencial) e 20/10 (online)
Espaço de Oficinas | Subsolo do MON
Público: pessoas com mais de 60 anos
Inscrições: https://bit.ly/APMOutubro2026






















