Recém-inaugurada, unidade de Maringá do Poupatempo fez mais de 6,4 mil atendimentos

Para cumprir com o que diz o nome, o programa proporciona acesso a diversos órgãos públicos – como Instituto de Identificação, Detran-PR, Copel, Sanepar, Cohapar, etc – em um mesmo local. Assim, o cidadão pode resolver pendências e fazer solicitações dirigidas a entidades diferentes sem precisar peregrinar pela Cidade Canção.
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16/12/2025 - 15:30
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A inauguração do Poupatempo Paraná na cidade de Maringá tem ajudado muitos moradores a economizar tempo na busca por serviços prestados pelo poder público. A unidade, que fica no Shopping Cidade, já registrou 6.471 atendimentos, mesmo tendo sido ativada oficialmente no final de novembro, dia 27.

Para cumprir com o que diz o nome, o programa proporciona acesso a diversos órgãos públicos – como Instituto de Identificação, Detran-PR, Copel, Sanepar, Cohapar, etc – em um mesmo local. Assim, o cidadão pode resolver pendências e fazer solicitações dirigidas a entidades diferentes sem precisar peregrinar pela Cidade Canção.

A emissão da 1ª via da carteira de identidade, a captura biométrica e a solicitação da renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o agendamento no balcão digital, que consiste no uso dos computadores à disposição dos usuários para o agendamento dos serviços, foram os mais procurados nesta unidade até 14 de dezembro.

A unidade de Maringá trabalha com 46 funcionários, das 8h às 17h, com a expectativa de receber até 2.800 demandas por dia. Após o fechamento do espaço, enquanto o centro comercial estiver aberto, é possível acessar alguns dos serviços e fazer agendamentos por meio dos totens de autoatendimento.

De maneira geral já foram realizados mais de 89 mil atendimentos nas unidades de Curitiba, Araucária, São José dos Pinhais, Ponta Grossa, Maringá, Umuarama e Londrina. Também já há novas unidades em funcionamento em Foz do Iguaçu, Cascavel, Guarapuava e uma terceira em Curitiba, mas ainda com atendimentos em estágios iniciais.

AGENDAMENTO – Para ter acesso a todo esse cardápio, no entanto, é obrigatório fazer o agendamento prévio – tanto para o atendimento in loco quanto para a busca por orientações por meio de videochamadas. Isso pode ser feito por meio do site poupatempo.pr.gov.br, que centraliza todos os serviços digitais e permite interagir com o assistente virtual.

Outra opção é o aplicativo oficial do Poupatempo Paraná, por enquanto disponível para smartphones com sistema Android. Além do agendamento, a plataforma é uma alternativa para quem precisa resolver as demandas pelo telefone celular.

Até março do próximo ano, as 20 unidades projetadas do Poupatempo Paraná estarão em operação no Estado. Nove já foram inauguradas, sendo duas em Curitiba, e uma em Londrina, Ponta Grossa, Maringá, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Araucária e Cascavel. Outros três espaços estão prestando serviços ainda em fase de testes: Colombo, Guarapuava e uma terceira unidade na Capital. A unidade de Umuarama entrará oficialmente em funcionamento nesta quarta-feira (17).

DÚVIDAS ONLINE – Os cidadãos paranaenses que têm dúvidas sobre o Poupatempo Paraná, as unidades em funcionamento e os serviços prestados podem buscar respostas no WhatsApp oficial do programa, disponível 24 horas por dia pelo número (41) 3040-2060. O contato via aplicativo de mensagens oferece atendimento rápido e seguro, com orientação imediata de acesso a informações de suporte para emissão de documentos, agendamentos, consultas e outros serviços.

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