Restauração em concreto da rodovia entre Ponta Grossa e Palmeira chega a 33,5%

Novo pavimento rígido de concreto da PR-151 está avançando em bom ritmo no trecho de 32,7 km entre os municípios. Um dos principais avanços em janeiro foi na implantação de uma camada de pavimento rígido de concreto sobre a pista existente, técnica conhecida como whitetopping. Investimento é de R$ 257,2 milhões.
Publicação
13/02/2026 - 11:40

Confira o áudio desta notícia

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), atingiu a marca de 33,5% de execução da restauração em concreto da PR-151 entre Ponta Grossa e Palmeira, nos Campos Gerais. O investimento é de R$ 257,2 milhões para atender um trecho de 32,7 quilômetros.

Um dos principais avanços em janeiro foi na implantação de uma camada de pavimento rígido de concreto sobre a pista existente, técnica conhecida como whitetopping. Após a passagem da máquina pavimentadora, que executa as placas de concreto, é preciso aguardar um período para a cura do material, sendo necessário operar o trecho em pare-e-siga 24 horas.

Também se destacam os serviços de pavimentação, que nesta obra contemplam melhorias no pavimento asfáltico existente, que serve como base para o pavimento de concreto, e também para implantar a base e sub-base das terceiras faixas, alargamento das faixas existentes, e novos acostamentos, que vão ficar todos em pavimento rígido.

Também continuam avançando os serviços de terraplenagem da plataforma da pista, implantação do sistema de drenagem de águas e galeria celular, e serviços complementares.

OBRA – O trecho contemplado começa no entroncamento com a PR-438, em Ponta Grossa, e segue até o entroncamento com a BR-277 em Palmeira. Além da restauração em concreto de toda a pista, serão implantados 15,2 quilômetros de terceiras faixas, novas vias marginais, correções de geometria de curvas, além de nova sinalização horizontal e sinalização vertical, e instalação de dispositivos de segurança viária.

Também será construído um novo viaduto no perímetro urbano de Palmeira, no entroncamento da PR-151 com a rua XV de Novembro, Rua Manoel Ribas, Rua Daniel Mansani e a Avenida Nacim Bacila. A previsão é concluir a obra em 2027.

GALERIA DE IMAGENS