Sanepar amplia em 15% a capacidade de produção de água tratada em Palmas

As bombas atuais serão substituídas por três novos conjuntos moto-bomba, com 150 cavalos de potência cada um, o que representa mais água a ser disponibilizada para a população. Investimento é de R$ 2 milhões.
Publicação
25/11/2025 - 14:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Sanepar programou para esta semana a instalação de novos equipamentos na captação de água do Rio Caldeiras, em Palmas, no Sudoeste do Estado. As bombas atuais serão substituídas por três novos conjuntos moto-bomba, com 150 cavalos de potência cada um, o que representa 15% a mais de água a ser disponibilizada para a população.

As intervenções no sistema de abastecimento vão contribuir de forma relevante para a sua eficiência operacional e energética, garantindo uma reserva técnica e diminuindo o consumo de energia em 20%. Para isso, a Companhia está investindo cerca de R$ 2 milhões na cidade. Além da instalação das novas bombas, quatro filtros da estação de tratamento de água de Palmas também passam por melhorias.

A obra para interligar os novos equipamentos será feita a partir da manhã desta quarta-feira (26), com conclusão até a noite de domingo (30). O gerente regional da Sanepar, Jair Bozi, explica que as conexões foram programadas em etapas, mantendo a operação parcial do sistema, de modo a não comprometer o abastecimento para a população.

“De toda forma, é importante que os moradores fiquem atentos e nestes dias procurem utilizar a água tratada apenas para as atividades essenciais, como alimentação e higiene pessoal, pois até que o trabalho seja finalizado pode haver situações pontuais de baixa pressão na rede ou intermitência no fornecimento de água”, afirma Bozi, lembrando que o eventual transtorno momentâneo terá um importante resultado para ampliar o abastecimento na cidade.

GALERIA DE IMAGENS