A Sanepar obteve um novo reconhecimento por sua transparência em questões ambientais e de sustentabilidade pelo CDP (Carbon Disclosure Project), organização ambiental global sem fins lucrativos que administra o maior repositório de dados ambientais do mundo.
A organização divulgou a classificação da Companhia com a pontuação ‘A-’, na gestão estratégica em Segurança Hídrica (com avanço de uma posição em relação ao ano passado), e ‘B’ na gestão estratégica relacionada às Mudanças Climáticas, subindo duas posições. A pontuação tem base nos dados divulgados pelo questionário do CDP, que classificou 20 mil empresas em 2025.
Com a aplicação de uma metodologia rigorosa e independente para avaliar a qualidade da divulgação, a conscientização dos riscos, a gestão ambiental e a evidência de melhores práticas, o CDP mobiliza investidores, companhias e governos a construir e acelerar ações colaborativas e urgentes relacionadas à gestão ambiental. As pontuações do ranking variam de A a D-, refletindo o grau de ambição, definição de metas e ação.
O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, comemorou o resultado. “Mais este reconhecimento, em âmbito internacional, reflete as práticas Ambientais, Sociais e de Governança (ASG) incorporadas pela Sanepar, que investe continuamente em iniciativas de sustentabilidade e inovação, tendo em vista não somente a perenidade do seu negócio, mas pensando em um mundo mais sustentável e ambientalmente responsável para o planeta e as futuras gerações”, afirma.
Com a participação de profissionais de diferentes áreas da Companhia na consolidação dos dados para o questionário do CDP, o processo é liderado pelo Comitê ASG da Sanepar.
O diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Fernando Guedes, diz que embora a Sanepar já reconheça os riscos de eventos climáticos em seu negócio, o CDP atua como um guia crucial para a governança desses riscos.
“Ele proporciona melhorias significativas na gestão e no plano de tratamento do tema”, diz. “Adicionalmente, participamos do questionário de segurança hídrica, em função da relevância para o nosso negócio e de todas as ações voltadas para a resiliência hídrica. Neste questionário, obtivemos o reconhecimento no nível de Liderança A-, destacando nossa performance com a indicação de alguns avanços a serem realizados”.
- Sanepar mantém Água Solidária e vai incluir 228 mil famílias em novo programa
- Programa Sanepar Perto de Você leva serviços, tecnologia e cidadania a Palmeira
AVANÇO GLOBAL – A pontuação no CDP é um dos critérios de elegibilidade do Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bolsa de Valores do Brasil (ISE B3), que tem como objetivo avaliar e promover a sustentabilidade nas empresas. A inclusão da Sanepar demonstra o seu compromisso também com as práticas de sustentabilidade empresarial.
O sistema de pontuação do CDP é amplamente utilizado por investidores e equipes de compras que buscam acelerar o progresso em direção a uma economia global net-zero, sustentável e positiva para o planeta. De acordo com a organização, em 2025, 640 investidores com US$ 127 trilhões em ativos, solicitaram ao CDP a coleta de dados sobre impactos, riscos e oportunidades ambientais.
Segundo a chefe executiva do CDP, a britânica Sherry Madera, a pontuação do CDP é um sinal de compromisso com dados de alta qualidade que permitem que as empresas tomem decisões econômicas positivas para o planeta preparando suas operações para o futuro, melhorando o acesso ao capital, a competitividade e a conformidade.
“O enfrentamento direto dos riscos ambientais criará uma economia mais resiliente e aumentará a capacidade das empresas de inovar e investir. Estamos ansiosos para ver todas as empresas aproveitarem o prêmio e transformarem seus compromissos em ações significativas e eficazes”, afirma.






