Sanepar traz para o Paraná soluções de inteligência hídrica da Espanha e de Portugal

Companhia de Saneamento do Paraná assinou contrato para implantar no Sistema de Abastecimentos Integrado de Curitiba (SAIC) uma plataforma inteligente de controle de redes de água e, também, um acordo para testar tecnologia que torna o tratamento do esgoto mais eficiente e sustentável.
Publicação
25/09/2025 - 14:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) definiu um marco para o abastecimento de água e tratamento de esgoto no Estado, nesta quinta-feira (25), último dia do Spain Smart Water Summit 2025, em Madri, na Espanha. Além de ser a única representante do Brasil a mostrar seu trabalho como exemplo do setor na América Latina, a Companhia está trazendo novas soluções de inteligência hídrica que vão contribuir para aumentar a eficiência e reduzir custos de energia associados com o abastecimento de água e tratamento de esgoto.

O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, firmou duas parcerias relevantes para o setor: um contrato com a empresa Scubic, com base em Portugal, que vai fornecer à Companhia seu sistema inteligente a ser acoplado ao Centro de Controle Operacional, e um acordo de confidencialidade com a empresa espanhola Poseidon Water Services para permitir que a Sanepar teste em suas estações de tratamento de esgoto a tecnologia Oblysis, que combina processos biológicos e digitalização no tratamento de esgoto, reduzindo o consumo energético e outros custos do processo.

A contratação da Scubic foi feita após a empresa portuguesa ser a vencedora de um processo de licitação aberto pela Sanepar para a prestação do serviço. O contrato tem vigência de 5 anos e 4 meses e foi firmado com um investimento de 3 milhões de euros – o equivalente a R$ 18,6 milhões.

“O que nós procuramos é eficiência, ser eficazes naquilo que fazemos. Até porque tratamos de saúde pública, de inclusão social. Este é o nosso dever e é isto que estamos fazendo na Espanha: conhecendo e trazendo novas tecnologias, nos apropriando de novos conceitos, mostrando a nossa Sanepar, que é um exemplo para o mundo, e, em cima dessas parcerias, buscando ter o melhor serviço prestado para todos os paranaenses”, destacou Wilson Bley.

As parcerias foram firmadas com o representante da Poseidon, Antonio Ibáñez Peña, e com o CEO da Scubic, Bruno Alexandre de Abreu da Silva. Ainda, participaram da assinatura o diretor de Inovação e Novos Negócios da Sanepar, Anatalicio Risden Junior, e o diretor adjunto de Governança, Riscos e Compliance da empresa, Marcos Domakoski, além dos engenheiros Gustavo Possetti e Leandro Bertonha.

O sistema da Scubic é uma plataforma em nuvem que combina tecnologias de Inteligência Artificial (IA), Aprendizado de Máquina (Machine Learning), Aprendizado Profundo (Deep Learning) e Gêmeos Digitais (Digital Twins). Ela fará, em tempo real, a leitura de dados e o monitoramento de estações de bombeamento de água do Sistema de Abastecimentos Integrado de Curitiba (SAIC), que fornece água tratada para cerca de 500 mil pessoas de Curitiba e Região Metropolitana.

A ferramenta já apresentou repercussão positiva em solo paranaense. O resultado dos testes em pequena escala – para o atendimento de água tratada para cerca de 300 mil pessoas – foi de 20% de economia no consumo de energia. Agora, a proposta em escala será estendida para 3 milhões de pessoas, de Curitiba e RMC. “Essa tecnologia vai ao encontro dos objetivos da Sanepar de promover uma transformação digital para garantir saneamento de qualidade e sustentável”, destacou o presidente da Companhia.

TESTES DE VIABILIDADE – A tecnologia Oblysis, da Poseidon, controla o funcionamento dos equipamentos existentes no reator biológico de estações de tratamento de esgoto e reestrutura os flocos biológicos do esgoto tratado em lodo granular, reduzindo o consumo de energia, o volume de lodo e o uso de reagentes, com alta qualidade da água de saída, o que amplia a capacidade de tratamento das estações.

Além das assinaturas, a comitiva da Sanepar em Madri fez visitas técnicas a uma estação de tratamento de esgoto em Barcelona e participou de reuniões com representantes da cadeia produtiva de água e esgoto do país, em sessão coordenada pelo España Exportación e Inversiones (ICEX).

PARANÁ DAY – Também nesta quinta-feira (25), o grupo representou a Sanepar no Paraná Day, reforçando a presença institucional do Paraná e da Companhia em fóruns internacionais. “Foi uma riquíssima oportunidade de fazer uma explanação para que as pessoas conheçam o que é o Paraná e o que é a Sanepar, dentro de uma perspectiva de inovação com sustentabilidade”, disse Bley.

WATER SUMMIT – A Sanepar participou do Spain Smart Water Summit 2025 a convite do ICEX, órgão público do governo espanhol que promove a internacionalização de empresas e a atração de investimentos.

GALERIA DE IMAGENS