Nesta quarta-feira (3), às 19h, a TV Paraná Turismo exibe mais uma edição inédita do Paraná Ciência, programa mensal que apresenta o melhor da produção das sete universidades estaduais.
Uma reportagem especial traz uma pesquisa, realizada na Universidade Estadual de Londrina (UEL), que usa princípios da física, aliados à inteligência artificial, para garantir a qualidade do café torrado e moído.
O terceiro Paraná Ciência mostra oficinas, iniciativa da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), sobre empreendedorismo e emancipação financeira voltadas para mulheres em Francisco Alves, cidade da região noroeste com 8 mil habitantes.
O quadro “Pra sua vida” apresenta duas pesquisas que dialogam com o cotidiano: a Universidade Estadual de Maringá (UEM) desenvolve projeto de aproveitamento de couros de peixes e também de outros animais na indústria têxtil, enquanto um pesquisador da UEL ensina, em um passo a passo, receita para fazer um inseticida caseiro.
Falando em aproveitamento, o telespectador vai conhecer uma proposta da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) que transforma óleo de cozinha em sabão.
- Programa AgroTur estreia de cara nova na TV Paraná Turismo
-
Portais do Governo do Paraná têm o maior volume de acessos entre os estados
Já no quadro “Daqui para o mundo”, o programa vai contar a experiência do professor Valdemir Antonelli, pesquisador da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), em Irati, que participa de um grupo que se reúne na China para estudar os efeitos das mudanças climáticas.
E outra reportagem especial conta os 20 anos do curso de cinema da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), oferecido gratuitamente no Estado.