Como se uma linha imaginária dividisse o Paraná ao meio, o verão tem sido percebido de formas diferentes nos dois lados do Estado desde segunda-feira (19), e seguirá assim neste fim de semana. Na metade oeste as temperaturas máximas permanecem acima dos 30°C, e na metade leste as cidades experimentam as temperaturas mais baixas para janeiro desde que começaram a ser feitas as medições do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
O amanhecer desta sexta-feira (23) registrou as temperaturas mais baixas para janeiro desde o início das operações das estações meteorológicas no Distrito de Entre Rios, em Guarapuava (em 2001) e em Cornélio Procópio (2018): 9,9°C e 13,8°C, respectivamente. As máximas também foram baixas principalmente nas faixas Leste e Sul do Estado, ficando abaixo dos 22°C em Curitiba, General Carneiro e Palmas desde terça-feira (20).
Em contrapartida, na quinta-feira (22), Foz do Iguaçu alcançou 33°C. Cidades como Altônia, Assis Chateaubriand, Capanema, Cruzeiro do Iguaçu, Guaíra, Loanda, Palotina, Santa Helena, São Miguel do Iguaçu e Ubiratã seguiram a semana toda com máximas acima dos 30°C. As mínimas nestas regiões estão desde terça-feira (20) entre 14°C e 20°C.
Ainda na quinta-feira (22), uma “pista de ventos” formada entre o sistema de alta pressão que está na altura do Uruguai e a área de baixa pressão que entre o Sudeste e o Sul do Brasil, ambos no oceano, favoreceu a ocorrência de ventos persistentes do Centro ao Sul, Norte e Leste do Paraná.
Rajadas de vento chegaram a 60,5 km/h às 21h em Joaquim Távora (INMET), 55,1 km/h às 20h em Santo Antônio da Platina, 52,2 km/h às 7h no pico Marumbi e a e 51,1 km/h às 8h em Cornélio Procópio. No Norte Pioneiro o vento mais forte deve permanecer, e nas outras regiões gradativamente perde força a partir desta sexta-feira.
PREVISÃO – Nesta sexta-feira (23) a influência dos ventos que sopram do oceano mantém a presença de nebulosidade no Leste do Paraná, e por isso as temperaturas seguem mais amenas. Também estão previstas chuvas fracas e isoladas entre a Serra do Mar e o Litoral. A situação é diferente na metade oeste do Estado.
“A massa de ar seco e fria que atua sobre o Sul do país segue influenciando as condições do tempo no Paraná. Deveremos ter hoje o sol predominando em todas as regiões, fazendo com que as temperaturas subam principalmente no Interior do Estado, onde deveremos ter os termômetros chegando a 33°C no período da tarde entre as regiões Oeste e Noroeste”, afirma Paulo Barbieri, meteorologista do Simepar.
As condições do tempo não mudam muito no fim de semana. No sábado (24) as chuvas fracas e isoladas entre a Serra do Mar e o Litoral devem ocorrer principalmente no período da noite. As temperaturas gradativamente sobem, chegando aos 24°C em Curitiba e 25°C no Litoral, e a até 34°C em cidades do Oeste e Noroeste.
Já no domingo (25), os termômetros podem alcançar 35°C no Oeste e Noroeste, e no Leste a nebulosidade permanece, com as máximas perto dos 26°C em Curitiba e 28°C no Litoral. “A partir da tarde, na região litorânea, a nebulosidade aumenta, e por este motivo deveremos ter chuvas atuando com maior intensidade”, explica Paulo.
A próxima semana começa com o tempo muito parecido, e as temperaturas gradativamente subindo mais. Na segunda-feira (26) o tempo segue predominantemente estável em todo o Paraná, e a região Leste é a única que permanece com nebulosidade variável e chuvas isoladas à tarde principalmente no Litoral, ainda por conta dos ventos que sopram do oceano.








