Trocou, Economizou: projeto da Copel para troca de geladeiras entrega 16 mil unidades

Pelo projeto, a Copel oferece desconto na compra de novos refrigeradores, com o objetivo de promover a substituição de equipamentos antigos que consomem uma quantidade maior de energia.
Publicação
08/01/2026 - 16:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O projeto Trocou, Economizou, que incentiva o uso eficiente da energia elétrica, já visitou mais de 16 mil lares paranaenses para fazer a troca da geladeira adquirida pelos clientes. Por meio do programa, a Copel oferece desconto na compra de novos refrigeradores, com o objetivo de promover a substituição de equipamentos antigos que consomem uma quantidade maior de energia. Junto com a troca da geladeira, quatro lâmpadas são substituídas por tecnologia LED, mais econômica.

Uma das casas já visitadas é a da Maria Alves Feitosa de Alencar, moradora da zona norte de Londrina, no Norte do Estado. De acordo com ela, que tem 91 anos e é empreendedora aposentada, a compra da geladeira nova com o incentivo da Copel foi feita por sugestão do filho. O modelo entrou no lugar de um equipamento que já acumulava 22 anos de uso. Agora, a expectativa da moradora é que o equipamento tenha menor consumo.

“A Copel está de parabéns. Gostei bastante do atendimento, e agora se a energia diminuir vai ser uma ajuda ótima”, afirma. A geladeira nova da cliente Maria Alves Feitosa de Alencar foi entregue pela equipe da rede varejista Colombo, que executa toda a parte operacional de vendas e logística.

O supervisor do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Copel, José Arthuro Teodoro, destaca que, além do resultado individual para cada família, o projeto tem um efeito positivo para toda a sociedade. O consumo médio das residências paranaenses, nos últimos 12 meses, foi de 191kWh. Estima-se que o consumo das geladeiras responda por uma parcela entre 8% e 31% deste montante, dependendo da configuração de eletrodomésticos presentes no domicílio e do uso feito pelo cliente.

“Quando renovamos essa quantidade de eletrodomésticos, estamos ajudando a promover um uso mais eficiente da energia elétrica, com reflexos positivos para todo o sistema”, explica.

A geladeira a ser trocada deve ter ao menos cinco anos de uso e precisa estar em funcionamento. Ela é entregue no ato do recebimento da nova geladeira adquirida, para encaminhamento ao descarte ambientalmente correto, em um processo de logística reversa que permite o aproveitamento dos resíduos. Na ocasião de recebimento do novo eletrodoméstico, o consumidor deve entregar quatro lâmpadas incandescentes ou fluorescentes de no mínimo 16 watts, que são trocadas por lâmpadas de LED, mais eficientes e econômicas.

PROGRAMA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA – O desconto é um bônus custeado pela Copel sob a condição de entrega do equipamento antigo, a fim de retirar de circulação eletrodomésticos que consomem mais energia elétrica do que os modelos atuais.

A ação é realizada pelo Programa de Eficiência Energética da Copel, que atua sob regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no combate ao desperdício de energia, através do financiamento para a renovação de equipamentos em prédios públicos, entidades beneficentes, comércio e indústrias, além da promoção de atividades educativas e de conscientização da população.

SERVIÇO  De um total de 20 mil geladeiras disponibilizadas pelo projeto, 2 mil unidades estão em tramitação de entrega, enquanto cerca de 1,7 mil peças seguem disponíveis aos clientes.

A compra pode ser feita presencialmente em uma unidade das Lojas Colombo no Paraná, ou pelo televendas 0800 642 4242. Cada cliente pode comprar apenas uma geladeira. Para participar, é preciso ser titular da unidade consumidora residencial de energia e estar com as contas de luz em dia.

GALERIA DE IMAGENS