A Universidade Estadual de Londrina (UEL) está com inscrições abertas para a segunda turma do Curso de Especialização em Treinamento Esportivo. A iniciativa é uma parceria da UEL com a Secretaria de Estado do Esporte (SEES) e oferta 300 vagas gratuitas, financiadas com recursos da Escola do Esporte, que é voltada à qualificação permanente dos profissionais que atuam no setor, no Paraná.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo Sistema de Inscrição online da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) da UEL. O prazo segue até o dia 10 de março, com início das aulas previsto para 16 de março.
O curso é oferecido na modalidade remoto síncrono (em tempo real), com aulas online e ao vivo, exigindo a participação simultânea de professores e alunos em ambiente virtual. Não haverá disponibilização de aulas gravadas. O resultado preliminar do processo seletivo será divulgado às 17h do dia 12 de março, por meio de edital publicado no site do curso.
As vagas são destinadas a professores e profissionais de Educação Física e esporte, sendo servidores municipais e estaduais vinculados aos sistemas de Esporte e Saúde Pública do Paraná, além de professores das redes públicas de ensino estadual e municipal, todos obrigatoriamente graduados em Bacharelado em Ciências do Esporte, Esporte, Educação Física ou Licenciatura em Educação Física ou áreas afins. Entre os requisitos, terão prioridade aqueles que comprovarem participação em Jogos Oficiais do Estado do Paraná, no período de 2022 a 2025, como treinador, técnico ou professor.
Dúvidas sobre o processo seletivo devem ser encaminhadas exclusivamente para o e-mail cefepos@uel.br. Não haverá entrega física de documentos - é obrigatório o envio em formato PDF no ato da inscrição online.
ESTRATÉGICA - O coordenador da Escola do Esporte da SEES, Antonio Carlos Dourado, destaca a importância estratégica da iniciativa. “Trata-se de uma formação extremamente relevante para ampliar o conhecimento dos profissionais que atuam na área. A parceria com a UEL reúne especialistas de diferentes universidades brasileiras, inclusive das principais instituições do país. Os resultados vão aparecer gradativamente, quando esses profissionais e os atletas por eles formados começarem a alcançar êxitos em competições nacionais e internacionais”, afirmou.
O professor e coordenador do curso, Helio Serassuelo Junior, do Departamento de Ciências do Esporte da UEL, reforçou o caráter inclusivo e acessível do curso. “Trata-se de uma especialização sem custo algum para o aluno. Ao final do curso, os conhecimentos produzidos serão organizados em livros, com relatos das experiências desenvolvidas, fortalecendo a produção científica aplicada ao esporte”, explicou.
O curso oferece duas ênfases: Formação de Jovens Esportistas e Formação de Jovens Esportistas com Deficiência e TEA (Transtorno do Espectro Autista), ampliando o alcance da política pública para o esporte de base e o paradesporto.
ANO PASSADO - Em 2025, a primeira turma formou mais de 120 profissionais de Educação Física de diversas regiões do Estado. O curso teve duração de 18 meses, carga horária de 375 horas e contou com a participação de 37 professores de 19 universidades brasileiras, além de um convidado internacional.
Foi lançado o livro “Treinamento Esportivo – formação de jovens esportistas e fundamentos de desempenho esportivo”, reunindo 10 artigos produzidos pelos concluintes da especialização em conjunto com seus orientadores.
A nova edição de 2026 amplia significativamente o número de vagas e consolida a formação continuada como um dos principais ativos da política esportiva do Paraná, conectando universidades públicas, gestores e treinadores em uma rede permanente de qualificação e excelência.



