O Portal da Saúde do Viajante inicia o serviço de “Teleorientação ao Viajante”, um chat para tirar dúvidas de quem viaja pelo Brasil e para o Exterior e precisa saber quais medidas sanitárias são necessárias e recomendadas em cada local. A página foi desenvolvida em 2015 pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em parceria com a Celepar, e renovada em 2025 para marcar os dez anos de lançamento do Programa Estadual de Saúde do Viajante.
O chat da “Teleorientação ao Viajante” informa quais vacinas são obrigatórias, as recomendadas, onde encontrá-las e, até mesmo, o status sanitário da localidade. Países das Américas do Sul e do Norte, por exemplo, vivem um surto de sarampo, e a doença pode representar um risco para pessoas não imunizadas.
O novo serviço ao turista funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, com o atendimento feito por funcionários do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS/PR) da Sesa. As informações são todas verificadas e têm como origem sites governamentais como o Center for Disease Control and Prevention (CDC), dos Estados Unidos, European Centre for Disease Prevention and Control (ECDC), National Travel Health Network & Centre, entre outros.
“Em um mundo globalizado e em que doenças se espalham de forma muito rápida, o viajante sempre precisa estar preocupado com os riscos, além de saber o que precisa para entrar em um país estrangeiro. É mais um esforço da Sesa para contribuir para a qualidade de vida do cidadão”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
No site também é possível ter dicas de como beber e comer de forma segura, cuidados com segurança pessoal e prevenções com insetos ou animais locais. Apresenta, ainda, todas as informações para obter o Certificado Internacional de Vacinação.
VIAGENS NACIONAIS E INTERNACIONAIS – O Portal do Viajante disponibiliza informações atualizadas sobre prevenção de doenças, as condições de saúde em vários locais e oferece alertas sobre mudanças em leis sanitárias para turistas. Também estão disponibilizados os endereços de todas as unidades de saúde do Paraná, assim como o calendário vacinal do Brasil.
Há informações sobre cuidados com a saúde antes, durante e depois da viagem, como avaliações sobre possíveis sinais de doença, ou entender como agir a partir de qualquer alteração de saúde.
O Programa Estadual de Saúde do Viajante foi criado há dez anos com o objetivo de implantar ações de promoção, prevenção e atenção à saúde do viajante para evitar a disseminação de doenças e agravos de relevância à saúde pública.
A coordenadora do CIEVS/PR da Sesa, Tatiane Cristina Brites Dombroski, reforça que o objetivo é ampliar o alcance do portal e incentivar que cada vez mais viajantes utilizem a plataforma. "Nosso objetivo é fazer com que cada vez mais pessoas utilizem o portal como referência, prevenindo problemas de saúde durante suas viagens”, destaca Tatiane.