Verão Maior Paraná: PCPR emite mais de mil carteiras de identidade no Litoral

A emissão do documento integra o conjunto de serviços disponibilizados pela PCPR, que concentra esforços para garantir cidadania e segurança em um período de grande fluxo de pessoas nos municípios litorâneos.
Publicação
20/01/2026 - 16:00

Confira o áudio desta notícia

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) emitiu 1.064 Carteiras de Identidade Nacional (CIN) no primeiro mês do Verão Maior Paraná, reforçando o atendimento à população e aos veranistas no Litoral do Estado durante o início da temporada. A emissão do documento integra o conjunto de serviços disponibilizados pela PCPR, que concentra esforços para garantir cidadania e segurança em um período de grande fluxo de pessoas nos municípios litorâneos.

Segundo o coordenador do Verão Maior Paraná pela PCPR, Getúlio Vargas, a presença ampliada da instituição facilita o atendimento à população. “Durante o verão, reforçamos nossa estrutura no Litoral para atender tanto moradores quanto turistas. A emissão da Carteira de Identidade Nacional é um serviço fundamental, que garante acesso a direitos e outros atendimentos essenciais”, destacou.

Além dos postos fixos, os veranistas também podem acessar os serviços da PCPR por meio da Unidade Móvel, que oferece atendimento policial, incluindo também registro de boletins de ocorrência (BOs), atendimentos em flagrante, emissão das identidades e orientações gerais.

Em Matinhos/Caiobá, a Unidade Móvel (caminhão) está instalada no calçadão da praia, na Avenida Atlântica, em frente ao número 2.260, com funcionamento 24 horas. Já em Pontal do Paraná, a Unidade Móvel (ônibus) está no balneário Shangrilá, na Praça do Caranguejo, com atendimento das 9h às 18h, podendo haver alterações em razão de shows e eventos. A unidade possui caráter itinerante e acompanha a programação do município.

RECORDE – O desempenho registrado durante o Verão Maior reflete o crescimento histórico da emissão de documentos no Estado. Em 2025, a PCPR alcançou um novo recorde ao produzir 1.348.457 carteiras de identidade, o maior volume já registrado no Paraná.

A Carteira de Identidade Nacional utiliza o CPF como número único, aumentando a segurança das informações, prevenindo fraudes e garantindo mais eficiência na identificação do cidadão, além de contar com versões física e digital, disponíveis por meio do aplicativo gov.br.

GALERIA DE IMAGENS